CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

13 de Outubro de 2024

 Reergamos o Partido e Estreitemos a Nossa Ligação com as Massas Populares!

Da romagem ao cemitério da Ajuda aos ossários dos mártires da revolução, valentes combatentes da FEML e do MRPP pelo comunismo, Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa destacamos a alocução do camarada José V. que, abaixo, transcrevemos na íntegra

Hoje, não estamos aqui para lamentar a morte, mas para celebrar a vida e o legado de dois dos mais bravos camaradas que tombaram na primeira linha da frente de combate: Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa. Estes camaradas, que foram brutalmente assassinados, não foram apenas vítimas de um regime fascista, mas mártires de uma luta maior, a luta pela emancipação da classe operária, pelo derrube do sistema de exploração capitalista e pela construção da sociedade nova, a sociedade socialista.

Muito antes da sua trágica morte, já se destacavam como grandes dirigentes no movimento comunista estudantil, mostrando o seu compromisso inabalável com a revolução proletária. Eles emergiram como exemplos de liderança, formados profundamente nos princípios do marxismo-leninismo e da moral proletária, que inspiraram, e radicalizaram milhares de jovens, estudantes e trabalhadores.

Ler mais

 

Póvoa de Varzim

Os Polvos da Póvoa

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aumentou para 170 mil euros o montante destinado às iluminações de Natal, o que representa um incremento de 70% face ao ano anterior.

Numa época de carestia e de aumento do custo de vida, os "eternos" Aires Pereira e Luís Diamantino (PSD) "dão" pão e circo...

Ler mais

11 de Outubro de 2024

Honra a Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa!

ribeiro santos

 O dia 12 de outubro de 1972 ficou inscrito com letras de sangue na história do movimento revolucionário português e ninguém o conseguirá apagar!

Foi o dia em que o assassinato de um jovem comunista, José António Leitão Ribeiro dos Santos, militante da Federação de Estudantes Marxistas Leninistas – FEM-L – organização do MRPP, fez explodir a revolta que já fervilhava na sociedade portuguesa e sobretudo na juventude acicatada/provocada pela ditadura fascista manifestou claramente a sua natureza repressiva e de ódio sem limites a todos os que a enfrentavam, nomeadamente aos verdadeiros comunistas. O assassinato de Ribeiro Santos libertou, fez saltar para a rua a revolta que se encontrava contida, num movimento combativo que aconteceu logo nos confrontos no dia do funeral, que levou a que a pide se apoderasse do caixão de Ribeiro Santos, mas que não calou a revolta que continuou pela noite dentro, a que seguiram greves e manifestações contra o governo marcelista violentamente reprimidas pela força e o encarceramento de inúmeros estudantes e que desembocou na queda do regime.

Ler mais

alexandrino de sousa


 

Opinião

Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP (suburbanos de Lisboa) renovam com sucesso o seu segundo dia de greve!

(do nosso correspondente na CP)

placar-greve-comboios-01Ao segundo dia de Greve decretado pelo SFRCI, manteve-se a determinação e vigor demonstrados ontem, com a manutenção da adesão nos 95%, engrossada agora com a participação na greve de outros trabalhadores não associados deste sindicato, mas que viram ser este o caminho a seguir para a luta contra o roubo do seu salário e do seu trabalho. Também a recusa de outros trabalhadores, como os Assistentes Comerciais, que ontem foram mandados substituir os Revisores, levou a que o número de comboios efectuados fosse hoje, bastante inferior. Dos primeiros 27, apenas 3 conseguiram circular e pelas 14.00 horas a percentagem de comboios efectuados era apenas de 11%, valor que se manteve ao longo do dia. Pelas 19.00 o cenário era que a linha do Sado estava completamente parada, a linha de Sintra tinha dois comboios a circular, a ligação entre a Azambuja e Alcântara tinha um comboio em circulação e a ligação entre Castanheira do Ribatejo e Santa Apolónia estava parada.

Este é o caminho a seguir na actual fase da luta, apelar a que os outros companheiros, mesmo que não filiados naquele sindicato, participem no último dia e nas jornadas que se seguem, demonstrando uma vontade inabalável contra as medidas despóticas deste governo e a necessidade do seu derrube. Como as direcções oportunistas, com a Fectrans e o Sindicato dos Ferroviários à cabeça, nada dizem e nada fazem, é bom que os ferroviários, sócios destes sindicatos, comecem a ver quais os caminhos a seguir para os grandes embates que se avizinham. Ou elegem Direcções de homens e mulheres de combate para esses sindicatos, ou caso isso se torne impossível, por estarem de tal maneira controlados por esses “dirigentes” que o melhor é formarem outros sindicatos novos que tenham como objectivo a defesa intransigente de quem trabalha.


Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP (suburbanos de Lisboa) cumprem primeiro dia de greve com sucesso!

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Correspondências Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP (suburbanos de Lisboa) renovam com sucesso o seu segundo dia de greve!