1 de Outubro de 2026

 CampanhaFundos202206

A Falácia da Igualdade no Acesso ao Ensino
Por um ensino científico, crítico e democrático!

O direito ao ensino está consignado no art.º 34 da constituição da República – 1 – Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.

Todos os membros do governo juram cumprir a constituição quando tomam posse. No entanto, a realidade mostra à evidência que tal não acontece e que muitas são as varáveis que, de forma mais ou menos oculta, contribuem para tal.

Ler mais


A NOVA PRESTAÇÃO SOCIAL ÚNICA (PSU) FOI APROVADA…

Sob o pretexto de “simplificar” os apoios sociais, o Governo prepara uma nova ofensiva contra os trabalhadores e as camadas mais pobres. A Prestação Social Única junta 13 prestações e introduz critérios que podem reduzir apoios e excluir beneficiários.

Ler mais


Trabalhadores da Super Bock Conquistam a Semana das 35 Horas!

No último dia do mês de Julho, a Super Bock aplicou as 35 horas semanais de trabalho, uma medida que há muito é uma necessidade para a classe operária em Portugal e que o nosso partido tem encabeçado.

Ler mais
  12Out2026

Ler mais


Visita de Marco Rubio à Europa
Morte à Subserviência Burguesa ao Imperialismo!

O PCTP/MRPP manifesta o seu mais vivo repúdio, bem como o da classe operária portuguesa, pela visita do secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, a Portugal e denuncia a asquerosa subserviência a potência estrangeira da burguesia portuguesa através do chefe do governo Montenegro e do ministro lambe-botas Rangel.

Ler mais

 Honra ao Camarada 
Carlos Nascimento

CarlosNascimento

Faleceu ontem, ao final da tarde o camarada Carlos Nascimento, miltante do PCTP/MRPP, membro da célula dos CTT e também do Comité de Sintra durante os anos 70 e 80 no século passado. O camarada esteve sempre presente na listas do Partido às eleições burgueses. Tinha 85 anos.

Ler mais


CINE ARMA

Uma Breve Nota Sobre a Passada Crítica Cinematográfica

Em primeiro lugar, saúdo a apreciação crítica apresentada pela camarada Rafaela e Andreia, no Luta Popular de Junho, relativa a um dos filmes/documentário mais importantes do pós 25 de Abril: “O que Farei eu com esta Espada” de João Cesar Monteiro, cuja revisitação se torna obrigatória, sobretudo agora que ainda se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, comemorações em que a burguesia pretende claramente reescrever a História.

Ler mais

A Juventude Estudantil Põe-se 
do Lado do Proletariado na Luta de Classes

Camaradas,

Aqui estamos hoje, neste 1º de Maio, reunidos para celebrar os trabalhadores portugueses, para comemorar e homenagear o sacrifício e a memória dos camaradas que tanto lutaram para tornar este dia possível. Lembramos a memória de Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa, bravos camaradas assassinados a sangue-frio pela sua dedicação à verdadeira luta comunista, respectivamente, pela polícia política salazarista e pela UDP, traidora da sua própria causa.

Opinião

Moradores dos Bairros do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana Voltam ao Protesto

(do nosso correspondente)

2014-11-29-guimaraes01Cerca de duzentos moradores dos bairros pertencentes ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) do Porto, Guimarães, Viana do Castelo e Barcelos concentraram-se, hoje, dia 28 de Novembro, à tarde, em frente a este instituto, no Porto, exigindo a revogação dos aumentos brutais das rendas de casa, a realização de obras nas casas e fazer-se ouvir nas suas exigencias pelo IHRU. 

Estes moradores voltam a protestar contra a escandalosa actualização das rendas exigida pelo IHRU que chega ao cúmulo de atingir 6000% (!!!) em alguns casos, e contra o novo regime de renda apoiada para habitação (Decreto n.º 281/XII), aprovada pela maioria parlamentar na Assembleia da República e que  facilita os despejos, de forma cega, sem respeitar situações de doença e velhice.

O representante dos moradores do Bairro de S. Gonçalo de Guimarães, bairro construído em 1977, referiu que “durante estes 40 anos o IHRU nunca fez melhoramentos nos prédios e para atingir as rendas que nos querem impor, vem penalizar-nos com a taxa máxima de conforto, como se vivêssemos num prédio de luxo!

Não conseguindo pagar as novas rendas impostas, e ameaçados de serem despejados, uma grande parte dos moradores entrou com uma acção judicial contra o IHRU e está a depositar a renda antiga à ordem do tribunal, por exemplo, em Guimarães são 248 moradores que o fizeram.

Revoltado e indignado com aqueles que lhes tentam retirar o direito à habitação, este representante acrescenta “ Esta cambada que nos governa de social não tem nada, tornou-se num desumano prepotente e ditador, cujo expoente máximo no caso do IHRU é a figura ridícula mas perigosa que se dá pelo nome de Vítor Reis.”

Na moção aprovada e entregue pelos representantes das comissões de moradores ao representante do IHRU é, mais uma vez, referida a necessidade de “ introdução de critérios de justiça social no cálculo do valor das rendas” e exigida “a suspensão imediata dos aumentos brutais e injustos das rendas que se encontram em aplicação, assim como a realização de todas as obras de melhoramento necessárias nos bairros.” Exigem, ainda, que o presidente da República não promulgue a nova lei.





Partilhar

Comentários   

 
# João Pinto 29-11-2014 23:48
Um movimento que se alastra...
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Correspondências Moradores dos Bairros do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana Voltam ao Protesto