1 de Outubro de 2026

 CampanhaFundos202206

A Falácia da Igualdade no Acesso ao Ensino
Por um ensino científico, crítico e democrático!

O direito ao ensino está consignado no art.º 34 da constituição da República – 1 – Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.

Todos os membros do governo juram cumprir a constituição quando tomam posse. No entanto, a realidade mostra à evidência que tal não acontece e que muitas são as varáveis que, de forma mais ou menos oculta, contribuem para tal.

Ler mais


A NOVA PRESTAÇÃO SOCIAL ÚNICA (PSU) FOI APROVADA…

Sob o pretexto de “simplificar” os apoios sociais, o Governo prepara uma nova ofensiva contra os trabalhadores e as camadas mais pobres. A Prestação Social Única junta 13 prestações e introduz critérios que podem reduzir apoios e excluir beneficiários.

Ler mais


Trabalhadores da Super Bock Conquistam a Semana das 35 Horas!

No último dia do mês de Julho, a Super Bock aplicou as 35 horas semanais de trabalho, uma medida que há muito é uma necessidade para a classe operária em Portugal e que o nosso partido tem encabeçado.

Ler mais
  12Out2026

Ler mais


Visita de Marco Rubio à Europa
Morte à Subserviência Burguesa ao Imperialismo!

O PCTP/MRPP manifesta o seu mais vivo repúdio, bem como o da classe operária portuguesa, pela visita do secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, a Portugal e denuncia a asquerosa subserviência a potência estrangeira da burguesia portuguesa através do chefe do governo Montenegro e do ministro lambe-botas Rangel.

Ler mais

 Honra ao Camarada 
Carlos Nascimento

CarlosNascimento

Faleceu ontem, ao final da tarde o camarada Carlos Nascimento, miltante do PCTP/MRPP, membro da célula dos CTT e também do Comité de Sintra durante os anos 70 e 80 no século passado. O camarada esteve sempre presente na listas do Partido às eleições burgueses. Tinha 85 anos.

Ler mais


CINE ARMA

Uma Breve Nota Sobre a Passada Crítica Cinematográfica

Em primeiro lugar, saúdo a apreciação crítica apresentada pela camarada Rafaela e Andreia, no Luta Popular de Junho, relativa a um dos filmes/documentário mais importantes do pós 25 de Abril: “O que Farei eu com esta Espada” de João Cesar Monteiro, cuja revisitação se torna obrigatória, sobretudo agora que ainda se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, comemorações em que a burguesia pretende claramente reescrever a História.

Ler mais

A Juventude Estudantil Põe-se 
do Lado do Proletariado na Luta de Classes

Camaradas,

Aqui estamos hoje, neste 1º de Maio, reunidos para celebrar os trabalhadores portugueses, para comemorar e homenagear o sacrifício e a memória dos camaradas que tanto lutaram para tornar este dia possível. Lembramos a memória de Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa, bravos camaradas assassinados a sangue-frio pela sua dedicação à verdadeira luta comunista, respectivamente, pela polícia política salazarista e pela UDP, traidora da sua própria causa.

Opinião

Greve a 100% no feriado de 15 de Agosto - Trabalhadores ferroviários voltam a demonstrar a sua firme disposição de lutar contra as medidas terroristas do novo Código do Trabalho

(do nosso correspondente) 

ferrovia01 01Foi com uma adesão de 100% que se realizou mais uma greve de paralisação total na CP EPE, CP-Carga e REFER, no feriado de dia 15 de Agosto, de acordo com os pré-avisos de greve entregues por quase todas as organizações sindicais representativas daqueles trabalhadores. As próprias Administrações tiveram de reconhecer este facto, tal foi a resposta dada pelos trabalhadores ao roubo do salário e do trabalho que o novo Código do Trabalho veio tentar impôr. Apenas os serviços mínimos ainda foram efectuados.

A disposição para a luta e a vontade férrea de não vergar perante as imposições do grande capital imperialista germânico, ficaram mais uma vez demonstradas nesta jornada de luta que uniu maquinistas, revisores, pessoal de estação e outros profissionais ferroviários num objectivo comum, o de lutar contra a prepotência, o roubo descarado em forma de lei e as leis descaradas que nos roubam.

A luta e preparação de uma grande Greve Geral Nacional, pelo derrubamento do governo Passos/Portas e a imposição de um Governo Democrático Patriótico, devem ser os próximos objectivos a conquistar, para que o Trabalho se possa começar a libertar das teias da opressão e da exploração do homem pelo homem.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Correspondências Greve a 100% no feriado de 15 de Agosto - Trabalhadores ferroviários voltam a demonstrar a sua firme disposição de lutar contra as medidas terroristas do novo Código do Trabalho