1 de Outubro de 2026

 CampanhaFundos202206

A Falácia da Igualdade no Acesso ao Ensino
Por um ensino científico, crítico e democrático!

O direito ao ensino está consignado no art.º 34 da constituição da República – 1 – Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.

Todos os membros do governo juram cumprir a constituição quando tomam posse. No entanto, a realidade mostra à evidência que tal não acontece e que muitas são as varáveis que, de forma mais ou menos oculta, contribuem para tal.

Ler mais


A NOVA PRESTAÇÃO SOCIAL ÚNICA (PSU) FOI APROVADA…

Sob o pretexto de “simplificar” os apoios sociais, o Governo prepara uma nova ofensiva contra os trabalhadores e as camadas mais pobres. A Prestação Social Única junta 13 prestações e introduz critérios que podem reduzir apoios e excluir beneficiários.

Ler mais


Trabalhadores da Super Bock Conquistam a Semana das 35 Horas!

No último dia do mês de Julho, a Super Bock aplicou as 35 horas semanais de trabalho, uma medida que há muito é uma necessidade para a classe operária em Portugal e que o nosso partido tem encabeçado.

Ler mais
  12Out2026

Ler mais


Visita de Marco Rubio à Europa
Morte à Subserviência Burguesa ao Imperialismo!

O PCTP/MRPP manifesta o seu mais vivo repúdio, bem como o da classe operária portuguesa, pela visita do secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, a Portugal e denuncia a asquerosa subserviência a potência estrangeira da burguesia portuguesa através do chefe do governo Montenegro e do ministro lambe-botas Rangel.

Ler mais

 Honra ao Camarada 
Carlos Nascimento

CarlosNascimento

Faleceu ontem, ao final da tarde o camarada Carlos Nascimento, miltante do PCTP/MRPP, membro da célula dos CTT e também do Comité de Sintra durante os anos 70 e 80 no século passado. O camarada esteve sempre presente na listas do Partido às eleições burgueses. Tinha 85 anos.

Ler mais


CINE ARMA

Uma Breve Nota Sobre a Passada Crítica Cinematográfica

Em primeiro lugar, saúdo a apreciação crítica apresentada pela camarada Rafaela e Andreia, no Luta Popular de Junho, relativa a um dos filmes/documentário mais importantes do pós 25 de Abril: “O que Farei eu com esta Espada” de João Cesar Monteiro, cuja revisitação se torna obrigatória, sobretudo agora que ainda se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, comemorações em que a burguesia pretende claramente reescrever a História.

Ler mais

A Juventude Estudantil Põe-se 
do Lado do Proletariado na Luta de Classes

Camaradas,

Aqui estamos hoje, neste 1º de Maio, reunidos para celebrar os trabalhadores portugueses, para comemorar e homenagear o sacrifício e a memória dos camaradas que tanto lutaram para tornar este dia possível. Lembramos a memória de Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa, bravos camaradas assassinados a sangue-frio pela sua dedicação à verdadeira luta comunista, respectivamente, pela polícia política salazarista e pela UDP, traidora da sua própria causa.

Opinião

A propósito da importância dos MUPIs

No distrito de Setúbal, por exemplo 

A propósito da importância dos MUPIs  

“(…) devemos prestar atenção ao aspecto quantitativo de uma situação ou de um problema e fazer uma análise quantitativa fundamental.
Toda a qualidade se manifesta por uma quantidade determinada e sem quantidade não pode haver qualidade.”

Mao Tsé-tung (1949, 13 de Março),
“Citations du président Mao Tsé-toung” [Éditions du Seuil, 1967 (pág. 70)],
a propósito dos “Métodos de trabalho dos comités do Partido”
Comunista operário.

De facto, uma consulta cuidada da tão conhecida obra de Jacques Ellul sobre as “Propagandas” não deixa lugar à dúvida. Nesta pedagógica “análise estrutural”, o autor demonstra claramente que, ao longo da contraditória Revolução Chinesa, “Mao aplicou com rigor os princípios da propaganda leninista adaptando-os às características em que se encontrava”, e “fê-lo com um rigor notável e uma perfeita compreensão dos dados concretos” (versão portuguesa, da editora Antígona, 2014, pág. 334).

Numa fase verdadeiramente desafiante da reorganização do PCTP/MRPP, em particular no distrito de Setúbal, como aquela que nos é proposto viver, em que a propaganda do projecto comunista se encontra, cada vez mais, na ordem do dia, não podemos deixar de nos sentir interpelados, na condição de membros do Comité regional do Partido, a encontrar formas adequadas que nos permitam transmitir aos trabalhadores as propostas marxistas e sempre jovens da única organização revolucionária existente em Portugal.

É neste contexto, dinamizador de vontades militantes, que importa referir o interesse suscitado pela iniciativa do camarada José Vila Boa e do próprio autor desta breve nota, os quais constituíram uma pequena e decidida brigada que, no final da tarde e durante a noite de quinta-feira, 12 de Abril, procedeu à colagem (decerto insuficiente mas, apesar de tudo criteriosa!) de alguns MUPIs, consagrados à empolgante Campanha das 35 Horas Semanais. Enumeram-se, de seguida, as diversas localidades onde tivemos o cuidado de focalizar a nossa atenção:

Barreiro (na Praça do “Fórum” e à porta da Escola Álvaro Velho); Moita (na “rotunda do Touro” e no coração da Baixa da Banheira); Montijo (na Praça “Entradas da Cidade” e na Freguesia do Afonsoeiro); Alcochete (próximo da Junta de Freguesia de S. Francisco e na artéria da Praça de Touros); Almada (na zona rodoviária de Cacilhas, na Avenida 25 de Abril, na rotunda de acesso ao Hospital Garcia de Orta e junto ao centro comercial “Almada Fórum”); e Setúbal (na Avenida Luísa Todi, junto ao Mercado do Livramento, e na Avenida Bento Gonçalves, em frente da Loja do Cidadão).

Conscientes de que os MUPIs constituem ainda um penetrante “suporte”, que vem complementar outros meios comunicacionais (a este propósito, não resistimos a sublinhar o êxito da recente distribuição, no âmbito do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, de mais um comunicado do nosso Partido, entregue às operárias e aos operários que trabalham e sofrem na Autoeuropa, no concelho de Palmela), pensamos chegado o momento de aprofundar esta estratégia, susceptível de alargar, de maneira ordenada e entusiástica, as formas de agitação e propaganda e, como é óbvio, a estrutura organizativa do Partido aos restantes municípios do distrito.

Ainda no seguimento da citação em epígrafe, e para terminar, falamos de motivações e de tarefas relacionadas com pessoas que, longe de serem elementos abstractos e distantes, são camaradas (mulheres e homens) com os quais vale a pena lutar, ao longo dos anos, pela causa planetária da Revolução Comunista.

Fernando Firmino

Partilhar
Está em... Home Correspondências A propósito da importância dos MUPIs