CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

O Novo Banco Prepara-se Para Não Pagar Depósitos

novo banco 01Como tivemos oportunidade de escrever aqui ontem, o Novo Banco já está falido. Quer dizer: a parte boa do velho BES, constituída por activos saudáveis e de contabilidade equilibrada, com a qual o supervisor Carlos Costa formara o Novo Banco, afinal conduziu à criação de um banco bom, mas em vias de insolvência.

Já tínhamos alertado os nossos leitores para esse facto, num artigo intitulado “Imagine-se: Afinal, Até o Banco Bom Pode Falir”, saído neste jornal no passado dia 13 de Agosto.

E foi precisamente o que aconteceu!...

Como estarão lembrados, o supervisor Carlos Costa, muito embora sem poderes para o caso, mandou prover com 4,9 mil milhões de euros (700 milhões de taxas bancárias e 4,2 mil milhões do orçamento do estado) o fundo de resolução do Novo Banco.

Aconteceu que, após um mês de direcção do Novo Banco pela equipa de Vítor Bento, já tinham saído desse Banco dez mil milhões de euros em depósitos entretanto levantados pelos depositantes.

Ou seja, em pouco mais de um mês de actividade do Novo Banco, o fundo de resolução do banco bom (4,9 mil milhões de euros) já tinha desaparecido duas vezes, só para pagamento de depósitos de clientes!…

Claro está que os depositantes fizeram muito bem em levantar o seu dinheiro, não confiando no Novo Banco, não acreditando na gerência do Careca e, sobretudo, rejeitando as mentiras do governo, do presidente da República e do supervisor Carlos Costa.

Um fundo de 4,9 mil milhões de euros volatilizou-se para ajudar a pagar dez mil milhões de depósitos.

Os depositantes seguiram o nosso conselho, no alerta que aqui publicámos em 17.08.2014:

"Levantem imediatamente os vossos depósitos no Novo Banco, porque, mais dia menos dia, vão ficar sem eles, como já sucedeu com os depósitos no Banco de Chipre!"

Ora, foi precisamente esta corrida, inteligente e justa, aos depósitos que mergulhou o Novo Banco na falência e explica as movimentações dos altos agentes bancários no último fim de semana: substituição urgente do vice-presidente do Banco de Portugal, responsável pela supervisão (como se o responsável único pela supervisão não fosse o incompetente governador do BdP, Carlos Costa), demissão urgente de Vítor Bento e sua equipa na direcção do Novo Banco e constituição urgente de uma nova direcção em substituição da direcção do Careca.

Neste momento, os contribuintes portugueses já arderam com 4,2 mil milhões de euros, que vão pagar pelos processos do costume: despedimentos, cortes nos salários, cortes nas pensões e trabalho roubado e não pago.

E a pergunta agora é esta: onde irão o paspalho do supervisor, o governo de traição nacional Coelho/Portas e o mentecapto presidente da República arranjar mais dinheiro para recuperar o fundo de resolução do Novo Banco já esgotado?

É preciso correr com essa canalha, senão o País afunda-se!

Espártaco


 

Leia também:
O Novo Banco já está Falido

Portugueses: Começou o Assalto às Empresas do Grupo Espírito Santo!
A Urgência na Nacionalização do Grupo Espírito Santo
BES: Depois dos Contribuintes, os Clientes!...
Afinal, o Novo Banco Pode Precisar de Mais Capital!...
Cavaco, um Presidente de Gatunos
A Família Espírito Santo e o Choradinho dos Bandidos…
Novo Banco = Lixo
A História da Acta do Golpe-de-Estado
BES: Portugal já ardeu com 3,5 mil milhões de euros!
Imagine-se: Afinal Até o Banco Bom Pode Falir…
Espírito Santo: Uma Quadrilha de Bandidos à Solta



 


 

Partilhar

Comentários   

 
# Manuel Cardoso 15-09-2014 22:40
Só com o confisco de todos os bens, julgamento e penalização de toda a classe que nos desgovernou nas últimas décadas se poderá devolver ao povo português tudo o que foi roubado e destruído por esta classe a soldo do imperialismo.
Esta gente não é incompetente, esta gente está a cumprir por inteiro o que a alta finança internacional lhes incumbiu como tarefa a troco de futura fuga para cargos internacionais.
Não nos iludamos, dos partidos burgueses nada há esperar senão o compadrio, a corrupção e a sujeição aos interesses estrangeiros.
 
 
# Resposta 16-09-2014 16:06
Companheiro Cardoso,

Gostei do seu comentário. Muito acertado.

Espártaco

16.09.2014
 
 
# Renato 16-09-2014 03:00
Eu não levantei o meu e já não levanto pelo que parece, portanto agora vendem o banco se alguém comprar a troco de patacas como se costuma dizer e depois tentam pagar aos depositantes, coisa que eu duvido porque o banco até já mudou o nome...enfim era pobre mais pobre sou ao ponto de prejudicar os meus estudos, mais incrível ainda foi a proposta de um credito, passo a citar: o senhor pode adquirir um credito muito vantajoso, sabe o que me apetecia fazer?? Não vou escrever ......
 
 
# Resposta 16-09-2014 16:01
Companheiro Renato,

Tenta levantar o teu depósito. Tens direito a levantá-lo, se ele fizer parte dos activos do Novo Banco. Luta, camarada!

Espártaco,

16.09.2014
 
 
# zaalmeida 18-09-2014 12:39
Ou seja, se os depositantes não tivessem ido a correr levantar os seus depósitos, o Novo Banco teria condições de ser viável.
Ou seja, se não fosse alarmismos infundados à partida as coisas poderiam a médio e longo prazo compor-se.
Mas o que vale mesmo é contestar todas as possíveis mudanças, especialemnte quando não conhecemos o seu alcance.
Trabalhei com o BES e continuo com o Novo Banco, até agora não tive qualquer problema em movimentar o meu dinheiro, levanto quando preciso e deposito quando entendo.
 
 
# Resposta 19-09-2014 00:56
Caro Concidadão,

Deixe-se de brincadeiras tolas! Sabe muito bem que não é verdadeira a sua afirmação de que até agora não teve qualquer problema em movimentar o seu dinheiro depositado no Novo Banco. O depositante Renato, como pode ler no comentário acima publicado, não conseguiu levantar o dinheiro que tinha depositado. Você só poderia ter levantado o seu, se gozou de um tratamento especial que o depositante Renato não usufruiu!...

Além de inverdadeira, a sua afirmação é contraditória nos termos: pois, como diz logo no começo, “se os depositantes não tivessem ido a correr levantar os seus depósitos, então, o Novo Banco teria condições de se ser viável”, então, digo eu, das duas uma: ou a corrida tornou inviável o banco, e Você não levantou o seu depósito; ou Você levantou o seu depósito, mas então a corrida aos depósitos não tornou inviável o banco!...

Pois é: mais fácil é apanhar um mentiroso do que um coxo…


Espártaco

18/09/2014
 
 
# Garcia Pereira 19-09-2014 12:51
Caro Almeida,

Você sabe bem que não tem razão alguma neste seu comentário!

O que levou o chamado Novo Banco a estar falido não foi a circunstância de os depositantes - precisamente por não acreditarem em mais mentiradas, e muito bem! - terem decidido levantar os seus depósitos.

Foi, sim, o facto de a "solução" cozinhada à traição por Costa, Tavares, Maria Luís, Passos Coelho e Cavaco ser uma golpada e uma verdadeira fraude, colocadas em prática precisamente para pôr os trabalhadores portugueses, os depositantes e os pequenos investidores a pagarem do seu bolso os gigantescos custos da reprivatização do banco falido da Família Espírito Santo.

Custos esses que, recorde-se, entre um défice (diferença entre o real passivo e o real activo do Novo Banco) de 20 mil milhões de euros, mais 3,5 milhões de prejuízo, mais 1,8 milhões, no mínimo, de provisionamento de 1/3 dos 5 mil milhões de euros de obrigações colocadas em clientes de retalho, mais o buraco do BESAngola, ascenderão já a qualquer coisa como 30 mil milhões de euros!!

Perante tudo isto, pretender que a responsabilidad e por o Novo Banco falir seria, não dos gatunos e de quem os tem apoiado e encoberto, mas sim de quem legitimamente evitou que as suas poupanças fossem confiscadas (como sucedeu no Chipre), se o assunto não fosse demasiado sério, seria mesmo de rir até às lágrimas!...

Garcia Pereira
 
 
# Resposta 22-09-2014 16:29
Nota aos Redactores:

Todos os leitores do Luta Popular Online farão os comentários ou críticas que entenderem aos meus escritos, de que sou o único autor e único responsável teórico, político e ideológico. Só eu tenho o direito–dever de responder aos meus críticos e não autorizo que ninguém o faça por mim. Para tal não preciso de advogados.

Espártaco
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL O Novo Banco Prepara-se Para Não Pagar Depósitos