Opinião
O Primeiro Cartaz do Congresso
O Primeiro Cartaz do Congresso
Os primeiros cem cartazes anunciatórios do I Congresso Regional do PCTP/MRPP nos Açores começaram esta manhã a ser afixados na Ilha de São Miguel, a partir da cidade de Ponta Delgada, e circundarão toda a ilha pelo norte até regressarem de novo à cidade capital, pela banda do sul.
O primeiro cartaz foi oferecido às operárias e aos operários da Sinaga, a fábrica da produção de açúcar a partir da beterraba sacarina, que o governo de Vasco Cordeiro pretende liquidar.
O cartaz foi oferecido por Pedro Vultão, operário soldador da Sinaga, que escolheu também o local da afixação do cartaz: o muro da Sinaga mais perto do velho plátano e da bela araucária.
O cartaz foi afixado por Pedro Vultão, com a ajuda do operário agrícola Nuno Pavão e do assalariado rural Manuel Soares, todos militantes do Comité do PCTP/MRPP na Ilha de São Miguel.
O Comité é dirigido pelo camarada Pedro Leite Pacheco. O Comité foi organizado pela Brigada do Comité Central do Partido, dirigida pela camarada Margarida, membro do Comité Central.
08Abr17
A.M.
Política geral
Por lapso foi editado um ficheiro errado. Desse facto, de que nos penitenciamos, procedemos agora, 23:00 de 20 de Janeiro, à correcção, substituindo esse ficheiro pelo correcto
Sobre a farsa eleitoral:
a universalidade do sufrágio é apenas virtual
Os nossos leitores sabem que não apoiaremos nenhuma das candidaturas que se apresentam a estas eleições; se as eleições burguesas são sempre uma farsa, estas estão transformadas na maior farsa de todos os tempos!
Todos devem rejeitar e protestar contra esta verdadeira farsa!
Anular o voto, nesta fase pantanosa da democracia burguesa, é, ainda, uma forma de protestar e de lutar.
Para a tomada desta posição contribuiu o facto de não terem sido criadas as condições para a apresentação de uma candidatura própria e, como explica a Resolução sobre a participação dos comunistas nas eleições presidenciais do Comité Central, “as eleições presidenciais que agora se disputam, com os candidatos que a elas se apresentam, no contexto de aprofundamento da crise do capitalismo mundial e global, e observados os argumentos anteriormente explanados, não permite o apoio a qualquer uma das candidaturas”.
Mas se as ilusões nas eleições ainda persistem, dia a dia os factos vão-nas progressivamente eliminando. Agora o sufrágio nem sequer é universal: doentes só podem votar se adoecerem pelo menos dez dias antes do acto eleitoral. Esta foi a denúncia que recebemos e que publicamos na íntegra:
As mentiras da Ministra da Justiça e os “grandes” argumentos de autoridade de Costa
Herança dos idosos para encher a pança aos burgueses do capital
Demissão no SEF é manobra de desresponsabilização do Estado repressor!
Partido
O Departamento da Juventude do PCTP/MRPP reuniu no Porto
Dando cumprimento à resolução para a reorganização da juventude revolucionária do I Congresso Extraordinário do Partido, foi constituído e, no passado dia de 12 de Janeiro, reuniu na cidade do Porto o Departamento da Juventude do PCTP/MRPP, tendo elegido o camarada José Afonso Lourdes seu secretário.
Rosa Luxemburgo: Um exemplo de luta!
A 15 de Janeiro de 1919, a revolucionária marxista Rosa Luxemburgo, era assassinada com o seu camarada de diversas lutas, Karl Liebknecht, no decorrer da participação de ambos na insurreição de Janeiro, de 1919, na cidade de Berlim, na Alemanha. Este vil e bárbaro crime cometido contra dois corajosos lutadores pela emancipação do proletariado internacional, foi encomendado por dirigentes afectos ao Partido Social Democrata Alemão, tendo o crime sido executado por forças paramilitares fascistas, e que posteriormente integrariam as tropas SS de Adolf Hitler. Hoje, dia 15 de Janeiro de 2021, completam-se 102 anos da sua morte, de uma mulher que ousou lutar, mesmo em momentos particularmente difíceis, e onde por vezes esteve em minoria. Rosa Luxemburgo, nasceu a 5 de Março de 1871, na Polónia Russa, de ascendência judia. Alguns anos mais tarde Rosa Luxemburgo adoptou a nacionalidade alemã.
Correspondências
Vale de Cambra - Construção Civil
Mais 4 vítimas operárias da guerra de classes:
Um morto, dois feridos graves e um ligeiro em Vale de Cambra
Na sexta-feira passada, por volta das 10:30, um enorme estrondo ecoou no vale do Caima e sobressaltou os corações dos castelonenses.
Ruiu para o interior, parte da fachada traseira duma casa em reconstrução na rua D. Tomaz Gomes de Almeida à entrada de Castelões, Vale de Cambra.
Ficaram debaixo da parede e de andaimes 4 operários valecambrenses, todos pedreiros experientes.
Dois conseguiram, embora feridos, um com gravidade, pelos próprios meios, desenterrar-se e pedir ajuda.
Saúde
2020 - Maior índice de mortalidade desde 1920!
Acabam de ser divulgados dados do eVM (sistema de vigilância da mortalidade em tempo real que analisa os certificados de óbito), que revelam a ocorrência de 123.667 mortes em Portugal, durante o ano de 2020, o número mais alto registado desde 1920 (um ano que, como é sabido, foi marcado pela mortalidade da gripe espanhola).
Isto é, as mortes ocorridas o ano passado ultrapassaram significativamente as que se registaram em 2018 – 113.051 – que, até à data, era considerado o pior ano relativamente aos dados registados desde 1960.
O acréscimo de mortes ocorridas em 2020 deve-se, sobretudo – mais de metade – às chamadas “vítimas colaterais”, às quais não foi prestada assistência médica e sanitária atempada, devido ao cancelamento de milhões de actos clínicos – consultas de cuidados primários, consultas hospitalares de especialidade, cirurgias, exames clínicos de suporte de diagnóstico – que não permitiram monitorizar e prevenir adequadamente várias patologias em milhares de doentes – como hipertensão, cancro, diabetes e muitas outras.
Balanço trágico entre “menos mortes” Covid-19 e mais mortes não-Covid!
A “comunicação social” a soldo da classe dominante, que tem funcionado como amplificador da política de medo e pânico que a burguesia induz junto de operários e trabalhadores a fim de “justificar” a imposição as medidas reaccionárias e repressivas que tem estado a fazer abater sobre eles em nome da sua “saúde”, abriu hoje os noticiários com a informação de que, até Outubro do corrente ano, e desde que foi declarada a pandemia de Covid-19, os centros de saúde registaram menos 9 milhões de consultas!
Educação
Um país sem cultura não é um país!
No passado dia 2 de Dezembro, em frente ao teatro Rivoli, no Porto, decorreu uma iniciativa que reuniu cerca de 100 universitários da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e Escola Superior de Artes e Design (ESAD).
Os principais intervenientes do movimento denunciaram que o ensino artístico tem sido esquecido ao longo das últimas décadas, defendendo também que o futuro da cultura está nos estudantes, e, se estes são abandonados, afunda-se também a cultura no nosso país.
Denunciaram o desinvestimento no ensino artístico de uma forma geral: falta de salas, salas em condições lamentáveis, desde os estudantes de música aos de belas-artes.
Internacional
A alteração geopolítica no Golfo
Irão: um assassinato prenunciador da guerra inter-imperialista!
O assassinato levado a cabo pelos serviços secretos de Israel, a famigerada Mossad, de Mohsen Fakhizadeh, considerado como responsável pelo programa nuclear iraniano, tem de ser contextualizada no quadro da corrida que, neste momento, se trava entre os blocos imperialistas – o dirigido pela China e o dirigido pelos EUA – no Médio Oriente.
Ensaio
A vida de um cantoneiro em Portugal!
Este artigo demorou a ser publicado, porque o capitalismo resolveu novamente fazer das suas! O nosso camarada/correspondente do Norte, e entrevistado neste artigo, esteve num total estado de estagnação, ...
Indústria “verde”, poluente e assassina, arregimenta 40 000 crianças africanas para trabalhar nas minas de cobalto
Foi publicado recentemente um Relatório da ONU que denuncia o facto de 40.000 crianças estarem a ser exploradas, todos os dias, em minas de cobalto artesanais na República Democrática do Congo, um minério classificado como "vermelho brilhante" pelo Fórum Mundial de Materiais devido ao risco de ruptura de aprovisionamento e pela sua importância para a indústria - especialmente a indústria automóvel – onde se tornou uma matéria-prima estrategicamente importante para as multinacionais da indústria “verde” poluente.
Para que servem as vacinas?
Proteger cidadãos ou satisfazer accionistas?
A única certeza que poderemos ter quantos às anunciadas vacinas contra o Covid-19, é que as bolsas de acções em todo o mundo se agitaram como há muito não sucedia, o que levou a que as acções da empresas farmacêuticas mais cotadas nesta corrida – a PFIZER, a Moderna, a Astrazeneca e tantas outras – subiram em flecha, o que fez com que os accionistas dessas empresas vislumbrem já, mesmo sem ainda terem colocado uma única vacina no terreno, lucros fabulosos.
Greve de professores e educadores marcada para 11 de Dezembro!
Fartos da arrogância e prepotência do actual governo, liderado pelo fascista Costa e seus lacaios, os professores e educadores decidiram partir para a Greve, marcada para o dia 11 de Dezembro próximo.
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central
Quando o extraordinário é o novo “normal”!
Várias estruturas representativas dos médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde têm vindo a denunciar a “dramática falta” de todo o tipo de profissionais nesta área, criticando recentes afirmações do presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), que quer fazer crer que o trabalho extraordinário tem sido... “excepcional”!
Trabalhadores dos CTT em Greve!
Teve início hoje e decorrerá também nas próximas quarta e quinta-feira – dias 2 e 3 de Dezembro – a Greve dos Trabalhadores dos CTT que reivindicam aumentos salariais e a contratação de mais profissionais para fazer face ao trabalho acumulado por causa de uma política de desinvestimento criminoso levado a cabo pela administração.
VWAutoeuropa
Despedimentos e Sobrecarga de Trabalho!
Os operários da Autoeuropa, a fabricante alemã das viaturas VW que explora até ao tutano a classe operária em Portugal, têm bem presente o tipo de elogios que o poder burguês dirige habitualmente aos administradores fascistas daquela empresa, pela excelência da sua gestão, criadora de “valor acrescentado”.
A Economia Verde: uma nova oportunidade para o capitalismo
Galamba vestiu o fato do negociador
Verde é a palavra de acesso aos grandes negócios que segundo o capitalismo permitirão recuperar a economia pós-covid, ou seja, proceder a uma reconfiguração da economia nacional. O sector energético é dos mais apetecíveis para o capitalismo que já se prepara, e em força, para fazer grandes investimentos, por exemplo, na produção do chamado hidrogénio verde (na verdade, este não é branco, nem azul, nem verde, nem cinzento; é o recurso a energias renováveis na sua produção, neste caso a solar e/ou a eólica que permite a electrólise, ou seja, a separação do hidrogénio do oxigénio a partir da água, que levam a esta designação). A central fotovoltaica de Sines terá uma capacidade e 1 gigawatt (GW); no entanto, produzirá apenas um oitavo da energia produzida pelas duas centrais termoeléctricas a carvão. O hidrogénio tem a vantagem de armazenar a energia durante grandes períodos de tempo, e de ser utilizado e transportado em pilhas de combustível.
OE 2021: O espelho de Bruxelas!
Um “incidente” marcou o dia da votação final do orçamento do Estado para 2021. O liberal-fascista PSD juntou-se aos rachados do BE e à restante alimária da esquerda parlamentar para impedir que o dinheiro contratado chegue ao Novo Banco.
Reconfiguração do modo de produção capitalista reflecte-se no OE 2021
Na Assembleia da República, esse autêntico coio de parasitas, acaba de ser aprovada a Lei Geral do Orçamento de Estado para 2021, apenas com os votos favoráveis do PS e as abstenções dos “suspeitos” do costume – PCP, PEV, PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues (uma transfuga do PAN). Como já havia sido anunciado nos bastidores, o BE, o PSD, o CDS-PP, o Chega e a IL, votaram contra.
Costa no reino dos bufos e da bufaria!
Comparado com Costa, o fascistóide André Ventura não passa de um menino de coro imbecil e mimado. Já o Toni é um malandro! Encartado. Finório. Que demonstra ter aprendido com os melhores mestres da retórica e da prática trauliteira e repressiva que deixaria cheia de vergonha qualquer polícia política do regime de Salazar e Caetano. E com uma perversidade incrível, porque é uma repressão anunciada como sendo para ... “o nosso bem”!
A luta dos estudantes universitários tem de se fundir com a luta de operários e trabalhadores!
Convocada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) – que já havia encabeçado outro protesto em frente à sua Faculdade há cerca de duas semanas – e apoiada pelas Associação de Estudantes da Faculdade de Letras (AEFLUL), Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) e Associação da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL), realizou-se na passada 4ª feira, dia 18 de Novembro, uma concentração de estudantes universitários frente à Assembleia da República.
Covid-19 e prisões – uma combinação explosiva!
As recentes notícias sobre surtos de infecção por SARS-Cov2/Covid-19 nos Estabelecimentos Prisionais de Tires – uma cadeia feminina – e de Lisboa (EPL), dão-nos a real dimensão da crise sanitária que se está a desenrolar e que pode generalizar-se rapidamente a todas as cadeias do país.
O capitalismo é a violência!
O que é a violência doméstica? O que define a violência doméstica?
Qual a origem e as consequências da violência doméstica? O que leva a violência doméstica a assumir contornos transcendentes? Quais os dados reais, estatísticas, dos agressores e das vítimas? Qual o papel do Estado, do governo e da lei perante o cenário dantesco que a violência doméstica exerce em Portugal e no mundo?
A pomba e o falcão do capitalismo
Entrámos na recta final das discussões – agora na especialidade – sobre a Lei Geral do Orçamento de Estado para 2021, discussões que têm lugar nesse autêntico covil da parasitagem e corrupção burguesas que é a Assembleia da República.
TJA - Estarreja
O capitalismo mata
Os factos são simples de explicar: o Jorge, amigo e conterrâneo, deixou a cisterna do benzeno; era preciso lavá-la; no Sábado, 15 de Novembro, o Gabriel Tavares, de 34 anos, na força da vida, caiu/entrou no seu interior e já não conseguiu sair.
Um caudal de lutas que engrossa o rio da revolta operária e popular!
A classe operária começa a ter uma consciência de classe clara de que, face à crise económica sistémica em que o sistema capitalista e imperialista imergiu, que o está a colocar à beira de um conflito mundial entre os dois grandes grupos imperialistas planetários – China e EUA –, a crise pandémica está a servir de instrumento de superação da crise pela via capitalista da reconfiguração do sistema, na qual a repressão terrorista fascista de quem trabalha, especialmente da classe operária, é um componente fundamental.
De Um Proletariado “Submisso” a Um Proletariado Organizado!
Foi no início da constituição da lista de candidatos para as eleições de 25 de Outubro, para a Assembleia Regional da Região Autónoma dos Açores, que os camaradas se depararam com um recuo verdadeiramente notório e substancial do Proletariado na região. Este recuo começa desde logo em alguns núcleos de simpatizantes do nosso partido, e estende-se até aos mais incautos elementos do povo açoriano, menos conscientes e menos preparados no que concerne à política de alienação e delapidação que tem vigorado na Região Autónoma dos Açores.
Concentração de trabalhadores e de pequenos comerciantes da área da restauração
Decorreu hoje, entre o meio-dia e cerca das 13h30, uma concentração na Praça do Rossio, em Lisboa, convocada pela plataforma “A Pão e Água”, com a presença de centenas de trabalhadores e de pequenos empresários da restauração, de estabelecimentos de diversão nocturna, todos eles ameaçados pelas “massivas falências” a que se referiu a Presidente do Conselho de Finanças Públicas, na sua última audição na Assembleia da República.

Enfermeiros - Hospital de Braga
Quando a Gestão Pública é “tão boa ou melhor” que a Gestão Privada
Os enfermeiros contratados a termo pelo Hospital de Braga, no início do passado mês de Abril, por 4 meses sucessiva e automaticamente renováveis, estão a receber as cartas de rescisão após adquirirem experiência em cuidados intensivos durante estes últimos 8 meses de trabalho.

Entrevista a um trabalhador da Eurest.
Benjamin - Como classifica o domínio da Eurest em Portugal?
Trabalhador - a Eurest domina o sector da restauração colectiva, fábricas, empresas e cantinas escolares; são detentores do contrato com a Câmara Municipal do Porto e com as escolas. São os tubarões deste sector! Têm apoios do Estado e socialmente não contribuem com nada! Este despedimento não tem motivo legal!
|
Agarrem-me, senão vou-me a ele!
a hipocrisia do governo e das instituições que tutela
"O comer e calar" do inefável inspector Magina
Parece uma daquelas personagens retirada dos maus livros de banda desenhada, a exibir uma vestimenta que mais se parece com as fardas das famigeradas SS nazis, ficando a dúvida de como é possível que, com tanta norma e regulamento disciplinar, se permita esta “liberdade” ao dito.