CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Assembleia Municipal de Moura - PCP e PSD do mesmo lado contra moção sobre 25 de Abril e 1º de Maio

moura 01Na última reunião da Assembleia Municipal de Moura, realizada no passado dia 23 de Abril de 2014, o deputado municipal e presidente da Junta de Freguesia da Amareleja apresentou uma moção sobre os 40 anos do 25 de Abril de 1974 e o 1º de Maio, cujo texto adiante reproduzimos.

Na intensa e viva discussão política travada em torno desta moção, o líder do grupo municipal do PCP e ex-presidente da câmara de Moura revelou uma esclarecedora divergência relativamente ao teor da moção, mantendo a defesa da teoria da aliança povo-MFA que levou à derrota do movimento revolucionário desencadeado no seguimento do golpe de estado, para além de rejeitar a necessidade de uma ampla frente para a formação de um governo democrático e patriótico, insistindo num governo de esquerda. Mas foi ainda obrigado a opor-se à saída de Portugal do Euro e confessar que a dívida, de uma forma ou de outra, é para pagar.

No final, os grupos municipais do PCP e PSD ficaram do mesmo lado, votando ambos contra a única alternativa consequente para pôr termo ao consulado do governo de traição nacional Coelho/Portas.

MOÇÃO SOBRE O 25 DE ABRIL E O 1º DE MAIO

Num momento em que passam 40 anos sobre a data do 25 de Abril e se aproxima a comemoração do 1º de Maio, a Assembleia Municipal de Moura saúda todos os trabalhadores e o povo em geral, sem os quais o golpe de estado militar que em 1974 levou à queda do governo de Caetano não teria saído vitorioso e muitas das conquistas por que o povo português lutava não teriam sido alcançadas.

E não fora a triste ideia de se apelar a uma aliança contranatura povo-MFA e hoje não teríamos de estar a suportar a situação em que nos encontramos.
Tanto a propósito do 25 de Abril como sobre o Dia Mundial do Trabalhador, o que temos de comemorar é tão somente a luta dos trabalhadores pela sua emancipação e a necessidade de, neste momento e perante a grave situação para que foi atirado quem trabalha, se estabelecer com urgência uma forte unidade de todos os democratas e patriotas para derrubar este governo de traição nacional e impor a saída de Portugal do euro, com a formação de um governo democrático e patriota.

A Assembleia Municipal de Moura não pode ficar indiferente perante a fome e a miséria que atinge os trabalhadores, reformados e pensionistas e que alastra no concelho, em consequência de uma política de completa submissão e entrega da nossa economia e do país aos ditames da Tróica e em particular dos interesses da Alemanha, apelando a que o espírito que animou e mobilizou o povo português no 25 de Abril de 1974 pelo completo derrube e destruição do Estado fascista e por um país livre e independente, se afirme neste momento de novo para parar a tentativa de amordaçar a liberdade e de liquidar de vez as mais elementares conquistas dos trabalhadores, perpetuando o desemprego e o roubo dos salários e das pensões.

Moura, 23 de Abril de 2014

Votada com votos contra do PSD e PCP, abstenção do PS e voto favorável do deputado proponente


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País LOCAL Assembleia Municipal de Moura - PCP e PSD do mesmo lado contra moção sobre 25 de Abril e 1º de Maio