CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Cofinca (Vila Verde): trabalhadores sem salário e ameaçados de despedimento colectivo

A luta contra o roubo do salário e os despedimentos exige a mobilização de todas as forças para derrubar o governo

A crise do sistema capitalista e as políticas da tróica e do governo Coelho/Portas atingem sobretudo as pequenas e médias empresas. Aumentam as insolvências e, com isso, o desemprego não cessa de aumentar. Esta situação é particularmente dramática nas regiões mais pobres e muito dependentes deste tipo de empresas.

O caso da empresa Cofinca, em Vila Verde, distrito de Braga, que emprega cerca de 240 trabalhadores, é paradigmático desta situação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Vestuário e Confecção Têxtil do Norte, esta empresa ainda não pagou aos trabalhadores o subsídio de férias e de natal de 2012, devendo ainda o salário de Abril e 40% do de Março. A empresa tem uma dívida que ascenderá a 6 milhões de euros. A insolvência ou um despedimento colectivo de mais de 160 trabalhadores, são as ameaças feitas pelos patrões.

Nesta zona do país o desemprego não pára de aumentar. Só no concelho de Vila Verde, o número de trabalhadores sem emprego ultrapassa os 3.100. Como nos concelhos limítrofes, Vila Verde, com a sua mono-indústria têxtil, não oferece alternativas aos trabalhadores desempregados.

A única saída para os trabalhadores da Cofinca e para os trabalhadores desempregados é o derrube do governo vende-pátrias PSD/CDS, serventuário dos ditames da Tróica, e a imposição de um governo democrático patriótico que adopte como primeiras medidas a suspensão do pagamento da dívida, a saída do euro e a adopção de um plano de desenvolvimento do país ao serviço dos trabalhadores e contra os interesses do grande capital.

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Cofinca (Vila Verde): trabalhadores sem salário e ameaçados de despedimento colectivo