CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

5 de Outubro - Maquinistas da CP prosseguem vitoriosamente uma greve corajosa

(do nosso correspondente na CP)

Prosseguindo na greve decretada para o mês de Outubro, decorreu no dia 5 a paralisação total nacional, conforme o pré-aviso de greve, para este mês, entregue pelo SMAQ e outros sindicatos ferroviários. A adesão foi de praticamente 100%, tendo circulado apenas o Sud-Express e alguns comboios constantes dos serviços mínimos, na Linha do Vouga, por falta de compreensão da posição sindical. De realçar que todos os outros serviços mínimos não foram cumpridos, havendo uma recusa geral à sua realização. Se bem que esta recusa não tenha sido ainda uma recusa frontal dos ataques a qualquer tipo de greve por parte da classe dominante, pois refugiou-se em aspectos legais, ela representa já um passo em frente da consciencialização da natureza de classe que está subjacente às lutas que se travam actualmente. A simples recusa ao não acatamento de uma medida, saída de um Acórdão do Tribunal Arbitral, do Conselho Económico e Social (CES), é já por si demonstrativo que o patamar da luta ultrapassou o âmbito economicista.

Não há que temer ousar lutar contra decisões injustas e de afrontamento da justa luta dos maquinistas e outros ferroviários. Há que ousar ligar essa luta e essa recusa a outros sectores, quer ferroviários, quer dos transportes e a todos os trabalhadores. A exigência de que a greve geral aponte para o derrubamento do governo PSD/CDS é absolutamente indispensável. A constituição de um Governo Democrático Patriótico é o segundo passo para a concretização de uma medida imediata para impedir o esmagamento dos trabalhadores – a suspensão do pagamento da dívida.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL 5 de Outubro - Maquinistas da CP prosseguem vitoriosamente uma greve corajosa