CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Contra o roubo dos salários e do trabalho - Os operários da Valadares ocupam a fábrica!

ceramica valadares 01A luta dos trabalhadores desta importante fábrica de Vila Nova de Gaia, com a ocupação da fábrica, demonstrou que estes não estão dispostos a renderem-se face às posições terroristas vindas da gestão da fábrica que, como já se esperava, contra-atacou com o “lay-off” por uma semana para os cerca de 200 trabalhadores.

O “lay off”, aliás, e os operários da Valadares têm disso cada vez maior consciência, não é uma medida “piedosa” do governo para assegurar a “manutenção do emprego”, mas sim uma forma de financiar os capitalistas relapsos e ladrões que se aproveitam dos fundos que o governo, à custa dos impostos que rouba aos trabalhadores, lhes coloca nas mãos e que estes fazem esvair-se para outros destinos.

Mas, os trabalhadores da Valadares já não vão em histórias de embalar. Como a administração, uma vez mais, decidiu mentir aos trabalhadores e desviar as verbas que recebeu do estado para outros fins que não os de pagar os salários aos trabalhadores abrangidos por essa medida, os trabalhadores decidirem, esta manhã, em plenário, impedir a entrada de viaturas e pessoas nas instalações da empresa até que esteja garantido o pagamento dos salários em atraso, informação prestada por um dirigente dos trabalhadores.

Este “lay-off” , que vem na sequência do anterior a que a empresa recorreu e impôs aos trabalhadores, no passado mês de Junho, levou a que os trabalhadores decidissem reunir em plenário para tomarem novas medidas que combatam e contrariem esta posição canalha por parte da administração da empresa.

A confirmar que o “lay off” serve o patronato e não quem trabalha, os cerca de 200 trabalhadores que se encontram nesta situação desde Junho têm em atraso os salários de Maio, Julho e o subsídio de férias. O salário de Julho já foi entregue pela Segurança Social à administração da empresa de cerâmica, mas o dinheiro ainda não chegou às mãos dos trabalhadores.

Mais uma vez os operários desta empresa mostram que não estão dispostos a vergar perante o roubo e a chantagem praticados pela administração da empresa, com o beneplácito do governo que nada faz para assegurar o pagamento dos salários em atraso, apesar de já ter disponibilizado as verbas para tal.

Os trabalhadores da Valadares demonstram, uma vez mais, e todas as vezes que forem necessárias, que não estão dispostos a baixar os braços. Por isso, é necessário manterem-se unidos nos seus propósitos, apelando à solidariedade militante de todos os trabalhadores que neste momento lutam contra as medidas criminosas de imposição do novo código de trabalho e contra o roubo nos seus magros salários.

Este é um passo importante que deve servir para intensificar a luta do movimento operário e democrático pelo derrube deste governo de traição que já demonstrou que do lado dos trabalhadores é que não está, e pelo não pagamento de uma dívida que tem servido de desculpa para a intensificação do roubo dos salários e do trabalho.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Contra o roubo dos salários e do trabalho - Os operários da Valadares ocupam a fábrica!