CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Greve na STCP - Trabalhadores da STCP em luta contra a privatização

2012-07-27-greve stcp 01Os trabalhadores motoristas da STCP cumprem hoje um dia de greve contra a entrega de carreiras a privados, previsto no chamado plano estratégico da empresa. Este plano terrorista prevê a redução da frota de autocarros e eliminação de carreiras, com o consequente despedimento de trabalhadores.

A esta paralisação os trabalhadores em greve juntaram uma iniciativa com o título sugestivo “Do autocarro para burro”, que consiste num desfile de protesto até às portas da Câmara Municipal do Porto, onde se concentrarão, com o objectivo de alertar a população contra a degradação do serviço público de transportes, situação essa já bem sentida pelos utentes com o aumento do preço dos bilhetes e títulos de transporte e, em contrapartida, a redução de carreiras já realizada. A comissão de utentes apoia esta luta justa dos trabalhadores, mostrando assim que a unidade dos trabalhadores que vendem a sua força de trabalho no sector dos transportes com os trabalhadores que utilizam esses mesmos transportes é mais do que necessária e premente.

Esta luta dos trabalhadores motoristas da STCP acontece na altura em que foi anunciada por “fontes governamentais” a “necessidade” das empresas de transportes cortarem nas despesas, atingindo, como seria de esperar deste governo de traição, os trabalhadores destas empresas, prevendo-se a dispensa, leia-se despedimentos, de mais de dois mil trabalhadores. É bom relembrar que a reestruturação no sector já enviou até agora para o desemprego cerca de 2300 trabalhadores.

A luta dos trabalhadores dos transportes, que tem dado um grande exemplo de elevada combatividade, erguendo-se com denodo contra o roubo sistemático dos salários, os subsídios de férias e de Natal, só pode desembocar num caudal de batalhas cada vez mais duras, a serem estendidas a todos sectores do trabalho, para derrubar este governo de vende-pátrias e levar à constituição de um governo democrático patriótico.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Greve na STCP - Trabalhadores da STCP em luta contra a privatização