CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

A Greve na CP (Barreiro) - Ferroviários cumprem com rigor e sucesso mais um dia de greve nos feriados

(do nosso correspondente)

placar-greve-comboios-01Mais uma vez, os ferroviários demonstraram a sua coesão e disposição para a luta. Desta feita, foi na Linha do Sado, por ser feriado na cidade do Barreiro, que se desenrolou mais uma jornada de luta com paralisação total. Desde a véspera que a circulação foi afectada, não se tendo realizado no final do dia 27, sete comboios. A Administração nada mais pode dizer senão confirmar estes números. A recusa ao trabalho extraordinário, dias de descanso semanal e feriados, cumpriu assim um mês, com praticamente todos os sindicatos representativos do sector ferroviário no mesmo movimento, secundando o sindicato dos maquinistas (SMAQ), que de forma ininterrupta se encontram em greve desde Dezembro do ano passado.

A luta contra o roubo do salário e do trabalho, encontra-se numa fase em que é necessário estar atento a todas as manobras. Hoje mesmo, o SMAQ enviou a sua resposta de recusa, a uma proposta da empresa para que desconvocasse a greve, sob o pretexto de duas das reivindicações serem aceites, nomeadamente as dormidas em Faro e Évora. No entanto, para a realização do comboio a vapor no Douro, pretendiam o pagamento desse serviço, em dia de descanso e com o famigerado pagamento a 50%. A resposta daquele sindicato foi inequívoca, “Esta posição do SMAQ resulta da indisponibilidade da Empresa para aceitar uma resolução global do conflito no que respeita ao trabalho extraordinário, dia de descanso/feriado”. Outras manobras têm sido tentadas, como o pagamento dos dias de descanso e feriados, a Inspectores e fura-greves, ao preço do acordado em AE. Por isso a luta tem de se travar não só contra a Administração e o Governo, mas também na persuasão daqueles colegas que, iludidos, executam tarefas que não estão de acordo com a presente luta, principalmente alguns Inspectores.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL A Greve na CP (Barreiro) - Ferroviários cumprem com rigor e sucesso mais um dia de greve nos feriados