PAÍS
Trabalhadores do Metropolitano recusam trabalho extraordinário para o festival rock in rio!
- Publicado em 26.05.2012
O conselho de administração do Metropolitano tentou, a dois dias de distância, impor aos trabalhadores da empresa envolvidos, o funcionamento dos comboios e serviços conexos até às 04H00 durante os dias em que decorre o festival Rock in Rio.
Denunciando o facto de o CA ter iniciado tardiamente a negociação das propostas para o efeito, os Sindicatos exigiram submeter essas propostas aos trabalhadores do AE1, os quais, em plenários realizados durante os últimos dois dias, decidiram rejeitar o que constituiria mais um caso de roubo do salário.
Ao contrário do que aleivosamente invoca, é à administração que cabe a responsabilidade por se ter gorado um acordo.
Mas, independentemente das condições concretas em que a administração se propunha levar os trabalhadores a assegurar o funcionamento excepcional do Metropolitano entre as 02H00 e as 04H00, o que não pode deixar de ter-se por intolerável é que o CA se permita considerar que os sindicatos, apesar de os trabalhadores terem deliberado democraticamente em plenários rejeitar esse trabalho extraordinário, estariam obrigados a impor o contrário.
E, por isso, de cabeça perdida, passou ao insulto dos trabalhadores por terem exercido livremente um direito seu, chegando ao ponto, imagine-se!, de acusá-los de descredibilizar a empresa, escamoteando a gestão danosa na empresa e cumplicidade com os sucessivos governos na destruição de um serviço público por parte dos diversos conselhos de administração.
Para os trabalhadores do Metropolitano e para todos os trabalhadores em geral, hoje mais do que nunca só existe um tempo para lutar e não existe tempo nenhum para trair ou capitular!