CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Arco Têxteis (Santo Tirso) - Mais Três Centenas de Famílias Operárias Lançadas no Desemprego

2015-03-05-01Explorados durante anos, a receber salários de miséria, cerca de trezentos trabalhadores foram hoje lançados no desemprego, em consequência da insolvência da Arco Têxteis, empresa quase centenária de Santo Tirso.

Estes trabalhadores, muitos deles constituindo famílias inteiras, estavam já com dois meses de salários em atraso e uma parte também com 50% do subsídio de férias por receber.

Desde 2004, que os capitalistas desta empresa beneficiaram do apoio a fundo perdido de vários programas comunitários e realizaram nela uma profunda renovação, particularmente na secção de tinturaria de fios (tida como uma das mais modernas da Europa).

Estes trabalhadores estão a ser vítimas de patrões sem escrúpulos, que, à custa da sua brutal exploração e dos fundos da União Europeia que sacaram, foram acumulando um avultado património imobiliário, tudo a coberto da política de um governo de lacaios que lhes garante a impunidade.

É este o país diferente de Passos Coelho e Costa...

Ao contrário do que apregoam, as fábricas continuam a fechar, o desemprego não cessa de aumentar, em particular em zonas do país, como o Vale do Ave, em que gerações de famílias operárias têm sido vítimas de uma politica de abandono, de miséria e de exploração desenfreada.

Para além da exigência da apreensão imediata de todo o património pessoal dos donos da empresa, construído com o produto da exploração dos operários, os trabalhadores devem adoptar formas de organização no desemprego para se manterem unidos e prepararem formas de luta futuras, designadamente em torno da reivindicação, com os seus irmãos de classe no activo, do pagamento do subsídio de desemprego enquanto não arranjarem outro trabalho remunerado, no mínimo em idênticas condições do actual.





Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Arco Têxteis (Santo Tirso) - Mais Três Centenas de Famílias Operárias Lançadas no Desemprego