CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Concentração em Lisboa - Mineiros em Luta Contra o Roubo na Idade da Reforma

Os mineiros das minas de Aljustrel e da Panasqueira estarão em greve por vinte e quatro horas no próximo dia 16 de Dezembro para se deslocarem a Lisboa em luta contra o roubo da reforma que o governo de traição nacional Coelho/Portas pretende impor, tendo lugar uma concentração naquele dia às 11H00 junto ao ministério da segurança social.

A profissão de mineiro é uma profissão duríssima, em que estes operários passam oito horas seguidas a uma profundidade que atinge os mil metros, na maior parte dos casos em péssimas condições de trabalho, sob temperaturas elevadas e ventilação deficiente, com patrões a violar reiterada e impunemente as mais elementares regras de higiene e segurança, tendo ademais em consideração a generalização do uso de máquinas a diesel, em substituição das eléctricas para aumentarem as suas taxas de lucro.

Assim, a acrescer a uma impiedosa exploração dos capitalistas, os mineiros são ainda dos operários mais vitimados por doenças contraídas no exercício da sua profissão e por um envelhecimento precoce.

Por esse facto, e à luz do que estava previsto legalmente desde 1995 (Dec.-Lei 195/95, de 28 de Julho), os mineiros podem reformar-se a partir dos 50 anos de idade, com 30 anos de trabalho no fundo da mina, ininterrupta ou interpoladamente, sendo este regime extensível aos trabalhadores não mineiros que desempenhem uma actividade de apoio no interior da mina.

Embora presentemente excluídos, é uma reivindicação justa o alargamento do mesmo regime aos operários das lavarias, sujeitos ao contacto permanente com poeiras e reagentes químicos.

Acontece que o governo de traição nacional Coelho/Portas, através do seu lacaio Mota Soares, e a mando da tróica, decidiu, em Dezembro de 2013, aumentar a idade normal de acesso à pensão de velhice (idade geral da reforma) para os 66 anos de idade em 2014 e 2015.

No entanto, tanto nos termos da lei que estabeleceu esta gravosa medida como nas próprias palavras do traidor Mota Soares, ficariam de fora os regimes em vigor para as profissões de natureza especialmente penosa ou desgastante, no caso a dos mineiros, consagrado no referido diploma legal de 1995.

Só que, os mesmos patifes que desprezam as penosas condições de trabalho a que submetem os mineiros no fundo da mina, vêm agora fazer-se esquecidos do que declararam há uns meses e ignorar o que eles próprios fixaram na lei, tentando impedir que os mineiros possam continuar a reformar-se a partir dos 50 anos de idade, tendo 30 anos de trabalho no fundo da mina, e obrigá-los a trabalhar pelo menos mais um ano.

Ou seja, a exemplo do que tem feito relativamente aos salários e às pensões e reformas, este governo de traição nacional continua a querer roubar na idade da reforma a que os mineiros têm direito e, assim, a prolongar o já longo número máximo de anos de trabalho na mina.

Mais uma vez se comprova que a única forma de pôr cobro a esta actuação terrorista era e continua a ser a de apear do poder esta corja de traidores.

 

 

 

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Concentração em Lisboa - Mineiros em Luta Contra o Roubo na Idade da Reforma