CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Greve na CP - Revisores e Trabalhadores das Bilheteiras Páram Comboios

(do nosso correspondente)

comboios parados 01A luta dos Operadores de Circulação e Venda (ORV), Revisores -, Operadores de Venda e Controlo (ORC), isto é, os trabalhadores das bilheteiras, dos Assistentes Comerciais, Chefes de Equipa Comercial, Inspectores de Serviço Comercial, Inspectores Chefes do Serviço Comercial, têm dado uma resposta de grande força e determinação durante o decorrer da presente greve. Até ao momento mais de 50% dos comboios programados não se realizaram. Dos até agora realizados, 25%, faziam parte dos chamados serviços mínimos, o que corresponde a mais de 80% de adesão à greve. Dos trabalhadores abrangidos pelo pré-aviso de greve muitos são chefes, cuja adesão a formas de luta como esta não é muito normal, depreendendo-se daqui que a adesão do pessoal operacional, ORV’s e ORC’s é praticamente de 100%.

Nas linhas de Cascais e Sintra desde as 21:38 de ontem até à hora de ponta de hoje de manhã, não houve qualquer circulação e destes apenas se realizaram os serviços mínimos. As bilheteiras estão todas fechadas. No serviço de Longo Curso, o Alfa com partida do Porto para Faro não se realizou. Outros Alfas e Intercidades estão a ser feitos com recurso a trabalhadores não qualificados ou que já há muito tempo não têm contacto com aquele tipo de serviço, o que põe em causa a segurança dos passageiros. Nos serviços regionais não há praticamente comboios, porque a empresa com o conluio do Tribunal Arbitral desviou a percentagem da maior parte dos comboios a efectuar para o serviço de Longo Curso. Os comboios com partidas do Porto e destinados a Régua, Valença, Braga e Aveiro, foram fortemente afectados, estando apenas a realizar-se os dos serviços mínimos, acontecendo o mesmo nas linhas do Douro e Minho. No Norte e no Sul as bilheteiras encontram-se todas encerradas, estimando os sindicatos que pelo menos 75% delas o estejam também em todo o País.

Entretanto a empresa não bloqueou a venda de bilhetes para o dia de hoje, no seu sistema de venda de bilhetes, como é normal acontecer em situações de greve, demonstrando uma completa falta de respeito pela luta dos trabalhadores e pelos passageiros, tentando, numa manobra do mais puro oportunismo, pôr trabalhadores e passageiros em conflito, desviando a atenção do alvo principal, que é conjunto, e que não é mais nem menos que a política de afrontamento das condições de vida e de trabalho impostas por esta empresa e pelo governo que a suporta e estende ao resto das empesas e trabalhadores do País.




Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Greve na CP - Revisores e Trabalhadores das Bilheteiras Páram Comboios