CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Motoristas e trabalhadores da STCP - Contra a liquidação dos transportes públicos no Porto

2014-09-2014-stcp01Como anunciámos no nosso jornal, as organizações sindicais e a Comissão de Trabalhadores da STCP, realizaram no passado dia 19 uma concentração junto das instalações da sede daquela empresa, onde entregaram uma resolução por elas adoptada sobre a gravíssima situação na prestação deste serviço público de transportes na capital nortenha.

De acordo com essa resolução, divulgada em conferência de imprensa que teve lugar no mesmo local, a falta de contratação de motoristas é um problema que se arrasta , com consequências que degradam as condições de trabalho, colocam em causa a segurança dos trabalhadores e utentes, prejudicando o serviço público de transporte, afastando da STCP milhares de pessoas, privadas do seu direito à mobilidade.

Os trabalhadores puseram em evidência a gravíssima dimensão da falta de motoristas deliberadamente provocada pelo governo e seus lacaios na administração, referindo que todos os meses ficam por realizar cerca de 10% dos serviços o que, em média, ronda os 140 serviços diários.

Só no passado mês de Julho, foram 8 900 as viagens perdidas por falta de motoristas!

Para o conselho de administração a solução - contra a qual os trabalhadores se levantam – é a de obrigar os motoristas a fazer 15 horas diárias de condução!

Neste momento, o governo de traição nacional só se preocupa em vender o mais rapidamente possível este sector aos privados para arrecadar mais uns milhões de euros que vão exclusiva e directamente para pagar a dívida, agora acrescida pela falência do BES.

Os trabalhadores da STCP, para além de se mostrarem empenhados em combater o processo de privatização (eufemísticamente designado por subconcessão) preparam-se para iniciar uma greve às horas extraordinárias, caso o ministério da economia não desbloqueie rapidamente a contratação do número de motoristas susceptível de satisfazer as necessidades de segurança e mobilidade dos cidadãos da região do Porto.

Leia também:
Contra a Degradação do Serviço Público dos Transportes no Porto

 

 

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Motoristas e trabalhadores da STCP - Contra a liquidação dos transportes públicos no Porto