CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Trabalhadores em Greve Paralisam Metropolitano de Lisboa - Convocada nova greve, agora de 24 horas, dia 25 de Setembro

2014-09-10-grevemetro01Unidos e firmes, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa registaram mais uma vitória na sua greve de hoje, impondo a paralisação total da circulação de composições, entre as 06H00 e as 11H00.

Durante uma concentração dos trabalhadores grevistas realizada às 09H00 junto das instalações da Sidónio Pais, foi firmemente denunciada pelos dirigentes sindicais do SINDEM, da FECTRANS e do STTM (Sindicato dos Trabalhadores da Tracção do Metropolitano), a actuação terrorista do governo e do conselho de administração, não apenas quanto à privatização do Metropolitano, como no que respeita ao roubo do salário e dos complementos de reforma, à drástica redução de pessoal e consequente tentativa de impor aos restantes trabalhadores ritmos intoleráveis de trabalho.

José Carlos Silveira, falando em nome da direcção SINDEM, desmascarou também o facto de a administração estar a ocultar não ter ainda substituído em cerca de 50% do material circulante os freios electromagnéticos, frisando que só a luta pode levar os trabalhadores à vitória, designadamente para pôr termo à sangria de trabalhadores da empresa para entregá-la aos privados.

Ainda sobre a política da administração relativamente à exploração a que estão a ser submetidos os trabalhadores do Metropolitano, o presidente do STTM, denunciou a circunstância de haver hoje menos 30 maquinistas do que há três anos, para satisfazer as mesmas ou maiores necessidades do tráfego - não se pode dar mais carga aos maquinistas -, verificando-se com cada vez mais frequência tentativas para levar os maquinistas a ultrapassar o tempo de tripulação, pondo assim em causa a segurança dos passageiros.

Os dirigentes sindicais anunciaram ainda a convocação de uma nova greve, agora de 24 horas, para o próximo dia 25 de Setembro.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Trabalhadores em Greve Paralisam Metropolitano de Lisboa - Convocada nova greve, agora de 24 horas, dia 25 de Setembro