CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

ALGARVE - PROFISSIONAIS DE SAÚDE DÃO UM EXEMPLO DE UNIDADE NA LUTA CONTRA O GOVERNO

Está convocada para o próximo dia 22 de Agosto uma greve de 24 horas unindo médicos, enfermeiros e todos os demais profissionais de saúde do Algarve.

A greve inicia-se às 00H00 do dia 22 e termina às 24H00 do mesmo dia, abrangendo todos os trabalhadores em serviço nos hospitais do Centro Hospitalar do Algarve, EPE e todas as unidades dos Agrupamentos de Centros de Saúde.

Como o Luta Popular tem revelado, os trabalhadores do sector da saúde, particularmente, os médicos e enfermeiros, têm-se destacado por uma forte determinação, persistência e combatividade na luta contra uma política de destruição do que resta do serviço nacional de saúde e de liquidação descaradamente assumida dos seus mais elementares direitos.

Estes trabalhadores têm-se recusado com firmeza a aceitar a aplicação de medidas terroristas  do ministério da saúde e do governo de traição nacional Coelho/Portas, justificadas em nome de uma propalada emergência nacional (que seria suposto ter terminado ao menos com o final do chamado programa de ajustamento) e do combate ao desperdício, as quais se traduzem em reduzir drasticamente a prestação de serviços de saúde, não suprindo a falta de equipamentos e de medicamentos, e racionando mesmo a água e comida aos doentes internados, para além da imposição do trabalho escravo, pelo roubo do trabalho e do salário, aos enfermeiros, médicos e assistentes técnicos e operacionais.

Perante a resistência dos trabalhadores a esta política, o ministro passou a recorrer a toda a espécie de provocações, culpando-os – pasme-se! - por trabalharem nos hospitais e centros de saúde 16 horas seguidas sem sequer serem remunerados pelas horas extraordinárias que são obrigados a prestar sistematicamente, pela simples razão de o governo não contratar mais pessoal para pagar uma dívida que vai engrossando e que se tornou já impagável.

E neste combate também têm contado com o apoio e solidariedade dos cidadãos que recorrem aos serviços de saúde e são os destinatários do SNS que esta greve visa defender.

A convocação de uma greve unindo todos os profissionais de saúde com âmbito distrital é um passo muito importante no que deve constituir o objectivo mais  vasto da realização de uma greve geral nacional de 48 horas já proposta pelo PCTP.

Uma coisa está já demonstrada ao longo das dezenas de lutas que, em particular, os enfermeiros portugueses têm travado por todo o país: é que não há qualquer hipótese de pôr termo à situação de verdadeira calamidade que se abateu sobre um sector vital como o da saúde se este governo não for derrubado e não se recusar o pagamento de uma dívida pública impagável (agora disparada pelo governo com o amparo à família de gatunos Espírito Santo).

Viva a justa luta dos profissionais de saúde do Algarve!


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL ALGARVE - PROFISSIONAIS DE SAÚDE DÃO UM EXEMPLO DE UNIDADE NA LUTA CONTRA O GOVERNO