CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Trabalhadores do Município de Lisboa em Greve

greve 01Os trabalhadores do município de Lisboa estarão em greve no próximo dia 12 de Junho e, no dia 14 do mesmo mês, serão, de novo, apenas os trabalhadores da limpeza urbana do concelho da capital a paralisar entre as 0H00 e as 5H00.

Por outro lado, entre os dias 13 e 22 de Junho, todos aqueles trabalhadores estarão também em greve ao trabalho extraordinário.

Os objectivos destas acções de luta convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, são a exigência de melhores condições de trabalho incluindo para os sapadores bombeiros, designadamente, em matéria de renovação urgente de equipamentos urbanos, a contratação de mais cantoneiros e contra a permanente pressão para a intensificação ilegítima dos ritmos de trabalho.

De acordo com declarações prestadas ao Luta Popular pelo dirigente do STML, Vítor Reis, desde a transferência de competências de lavagem e varredura de ruas para as juntas de freguesias, a tarefa de remoção do lixo comum e em ecopontos em Lisboa ficou privada de cerca de 650 cantoneiros, o que trouxe como consequência que diariamente fiquem sem recolha de lixo cerca de 15 circuitos na cidade, afectando as zonas menos visíveis, isto é, as mais pobres.

Sucede que, em resultado imediato do anúncio da greve, a vereação de António Costa, decidiu contratar 100 cantoneiros até ao final deste mês, antecipando dois anos uma promessa que havia feito há tempos para desmobilizar a luta dos trabalhadores.

Ainda assim, estes não cederam e mantiveram a greve, visto que estão muito mais questões em causa.

Os trabalhadores deste sector da limpeza urbana, em particular, os cantoneiros, contam certamente com a solidariedade dos restantes trabalhadores do município e dos cidadãos de Lisboa para com a sua luta.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Trabalhadores do Município de Lisboa em Greve