CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Plenário dos trabalhadores do Metropolitano - Unidade numa base séria só para a luta pelo derrube do governo de traição nacional!

(do nosso correspondente no Metropolitano de Lisboa)

2014-05-29-plenario ml 01No seguimento de uma reunião entre a CT e os sindicatos do Metropolitano de Lisboa foi convocado o plenário dos trabalhadores que se realizou hoje, dia 29 de Maio, junto às instalações da Sidónio Pais.

Simultânea e estranhamente foi também convocado pela CT e pretensamente pelas organizações sindicais (em que não se incluiu o SINDEM) um plenário de reformados para a mesma hora, mas para ter lugar no jardim da vivenda do ML na Avenida Fontes Pereira de Melo.

Este plenário acabou aliás por não se realizar pelo facto – a ter que ser explicado pelos seus promotores – de a vivenda se encontrar fechada e ter sido assim impedida a entrada e a realização do plenário, acabando os reformados por se deslocarem até à Sidónio Pais, escoltados pela polícia, ali presente não se sabe chamada por quem.2014-05-29-plenario ml 04

No que respeita ao Plenário dos trabalhadores do Metropolitano, que tinha como ordem de trabalhos a análise da situação actual da empresa e medidas a tomar, para além de se discutir a posição dos trabalhadores de se recusarem a aceitar a qualquer preço a extensão do seu horário de trabalho por ocasião das realizações do Rock in Rio e das festas da cidade de Lisboa, o plenário foi também ocasião para a direcção do SINDEM ter apresentado uma moção sobre a necessidade de intensificar a luta contra este governo de traição nacional, à saída da derrota por ele sofrida nas últimas eleições, propondo-se a convocatória de uma greve na empresa.

Confrontados com a apresentação desta moção, para além da sabotagem da sua discussão e votação pela direcção do plenário, alguns dirigentes da Frestru ficaram visivelmente embaraçados e foram mesmo forçados a manifestar-se contra a adopção de novas formas de luta, como a greve, para evitar que se concretizem as medidas terroristas do governo relativamente aos trabalhadores do Metro.

Antes de desmobilizado em consequência da conduta antidemocrática da direcção do plenário, o Presidente da direcção do Sindem teve ainda oportunidade de denunciar as hesitações veiculadas por certos dirigentes sindicais de mobilizar os trabalhadores para intensificarem a luta contra um governo que acaba de sofrer uma derrota esmagadora nas últimas eleições.

Assim, em lugar de saírem do plenário já unidos para novas formas de combate, os trabalhadores vão ainda ter de esperar por reuniões das diversas direcções sindicais.

Os trabalhadores do Metropolitano, tal como os restantes trabalhadores do sector dos transportes, não podem deixar-se enredar por manobras de entretém, quando o momento é de não dar um minuto de tréguas na luta pelo derrubamento deste governo de traição nacional Coelho/Portas.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Plenário dos trabalhadores do Metropolitano - Unidade numa base séria só para a luta pelo derrube do governo de traição nacional!