CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Contra o roubo das pensões - Trabalhadores da SOPORCEL entraram em greve!

greve 01Com uma adesão superior a 90%, teve início às 20 horas de hoje o primeiro de dois períodos de greve decididos pelos mais de 700 trabalhadores da empresa SOPORCEL, sediada na Figueira da Foz, em Plenários que levaram a cabo nos passados dias 15 e 16 de Maio.

A Soporcel produz 80 de toneladas de pasta de papel por dia, isto é, cerca de 30 mil toneladas por ano, sendo que 90% da sua produção se destina ao fabrico de papel. A empresa registou no ano passado um lucro de 230 milhões de euros.

O objectivo destas greves, a que hoje se inciou e terminará às 24 horas do próximo dia 01 de Junho (4 dias e 4 horas), e a que está previsto ter início às 24 horas de dia 2 de Junho próximo e até às 24 horas de dia 5 de Junho, é o de levar a administração da empresa a voltar atrás nos cortes nos Fundos de Pensões, - a formulação actual desse Fundo foi lavrada por escritura pública, é bom lembrar isto -, impondo o que poderá representar uma redução entre 40 a 60% do seu valor.

Após seis meses de discussão e negociação, e apesar da oposição e protesto dos trabalhadores da Soporcel, o fundo de pensões da papeleira passará do sistema actual, designado como "benefício definido" - a empresa contribui com 8% do salário dos trabalhadores para garantir o capital do fundo -, para um sistema de contribuições definidas, em que a participação da empresa baixa para os 4% (podendo os trabalhadores, voluntariamente, contribuír com a percentagem que quiserem), mas o capital existente no fundo passa a depender das flutuações do mercado e de outros aspectos não controláveis.

Integrados no Grupo PORTUCEL, os trabalhadores da SOPORCEL devem construir uma forte e correcta unidade com os seus camaradas das outras empresas do Grupo e lutar contra as pretensões da administração em, através deste tipo de medidas – para as quais contam com o beneplácito e cumplicidade do governo de traição nacional – praticar mais um roubo nos seus salários.

A unidade na luta é o caminho a seguir para fazer face, com sucesso, às manobras que a administração levará a cabo – como já o fez no passado – para dividir os trabalhadores, intensificar a exploração e engrossar ainda mais os lucros faraónicos que arrecada à custa do trabalho.
 
Viva a luta dos trabalhadores da SOPORCEL!


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Contra o roubo das pensões - Trabalhadores da SOPORCEL entraram em greve!