CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Minas da Panasqueira: Nova Reunião Tripartida

Realizar-se-á na próxima quarta-feira, dia 14 de Maio, às 14H30, nas instalações do Ministério do Trabalho (Direcção-Geral do Emprego e Relações de Trabalho) na cidade do Porto, uma reunião tripartida entre delegados da Fiequimetal/CGTP-IN e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM), em representação dos mineiros da Panasqueira, delegados da administração da Sojitz Beralt Tin & Wolfram (Portugal) S.A., multinacional japonesa concessionária do couto mineiro da Panasqueira, e o representante do Ministério do Trabalho, com vista a discutir e a tentar chegar a acordo quanto às reivindicações dos trabalhadores mineiros, na sequência de um processo de luta que já conta três greves no activo.

Os mineiros reivindicam melhoria das condições de trabalho nas minas e um aumento de 55 euros mensais sobre o salário base actualmente praticado.

Na Panasqueira trabalham presentemente 360 mineiros, com um salário médio mensal bruto (ilíquido) de aproximadamente 700 euros. Descontando a taxa social – que este ano sobe para 11,2 % - e o IRS devido, com suas taxas e sobretaxas, mais a contribuição para o sindicato, o valor do salário líquido anda à volta de 555 euros, pouco mais que o salário mínimo nacional, para um trabalho que é dos mais penosos e arriscados no panorama do trabalho operário em Portugal.

Relativamente às condições de trabalho, o patrão japonês e seus lacaios portugueses da administração pouco se importam com o caso, seguros como estão de que a Inspecção do Trabalho não descerá nunca aos poços da Barroca Grande para verificar a qualidade do ar que os operários aí respiram.

Quanto à concessionária japonesa, os seus lucros não têm deixado de crescer desde que tomou conta da exploração da Panasqueira. Tudo isso enquanto subiam as cotações mundiais do tungsténio e do estanho, metal este último que também já começou a ser explorado naquele couto mineiro.

A luta que os mineiros têm estado a conduzir sob a direcção dos seus sindicatos, se se mantiver determinada e unida como até agora, virá a obter certamente êxitos assinaláveis.
Na reunião tripartida da próxima quarta-feira, na cidade do Porto, os representantes dos mineiros devem bater-se denodadamente para alcançar sucesso para as reivindicações justas dos mineiros, e estes devem dar todo o apoio aos seus representantes.

Sem uma duríssima e dedicada luta, os trabalhadores nunca terão nada. O apoio que as greves mineiras têm conseguido é suficiente para nos convencerem, a todos nós, que os mineiros da Panasqueira irão vencer, se ousarem continuar a lutar em unidade.

Os mineiros da Panasqueira vencerão!

E. / P.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Minas da Panasqueira: Nova Reunião Tripartida