CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Empresa de Electricidade dos Açores (EDA) - Greve às Horas Extraordinárias

(do nosso correspondente em Ponta Delgada)

trabalhador alta tensa 01Com início no dia 27 de Abril e marcada até 31 de Julho de 2014, está a decorrer uma greve às horas extraordinárias pelos trabalhadores da EDA (Empresa de Electricidade dos Açores).

A pretensão do Governo Regional dos Açores é a de deduzir as horas extraordinárias no pagamento da chamada remuneração complementar, isto é, ao fazer horas extraordinárias o trabalhador não as recebe porque recebe a remuneração complementar! É o que se chama favorecer o malandro e esbulhar ainda mais o que trabalha. Prática corrente, aliás, da corja no governo.

Os trabalhadores com esta greve expressam a sua indignação e exigem o fim de discriminação negativa que sofrem comparativamente com as empresas equiparadas (SATA e Portos) e exigem a eliminação da dedução do valor das horas extraordinárias no recebimento da remuneração complementar.

A adesão à greve é total, apesar das diversas intervenções ludibriosas e intimidatórias levadas a efeito pela Administração (51% pública e 49% capitais privados) e pelo Governo Regional dos Açores.

É importante que fique denunciado o carácter fascista e provocatório da Vice-Presidência do Governo (que tem a tutela do que dantes eram atribuições do Governador Civil), da Polícia, e do próprio Presidente do Governo Regional, ao recorrerem ao Decreto-Lei nº 406/74 de 29 de Agosto para impedirem a livre circulação dos trabalhadores na via pública quando se dirigiam à Presidência do Governo para entrega da carta contendo o que na Reunião Geral de Trabalhadores ficara decidido.

É importante ainda que fique publicamente denunciado o recurso intencional e continuado à imposição de serviços mínimos no âmbito da prestação de horas extraordinárias com que a Administração e o Governo tentam insidiosamente quebrar a luta, vexar os trabalhadores e roubar-lhes as remunerações que lhes são devidas.

Os trabalhadores e as suas organizações sindicais e a CT têm sabido anular toda a sorte de armadilhas e provocações da administração e do governo com notável dignidade, inteligência e firmeza.

Viva a justa luta dos trabalhadores da EDA!

Ousar lutar ousar vencer!


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Empresa de Electricidade dos Açores (EDA) - Greve às Horas Extraordinárias