CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Panasqueira: Continua a Greve dos Mineiros

mineiros 01Os mineiros da Panasqueira retomaram hoje, dia 2 de Maio, às sete horas da manhã, a greve de 48 horas, iniciada no dia 30 de Abril e interrompida pelo Primeiro de Maio.

A participação dos mineiros na greve do segundo turno do dia 30 de Abril (das 15H00 às 23H00) foi ainda maior (92, 93%) do que a participação dos mineiros do primeiro turno (07H00 às 15H00), que se ficara pelos 90%.

Esta última percentagem também foi a da participação dos mineiros do primeiro turno de hoje, segundo dia da greve.

Como os nossos leitores estarão lembrados, a forte e determinada greve de 48 horas ainda em curso foi decidida no Plenário Mineiro realizado no passado dia 11 de Abril, na Barroca Grande, como resposta a uma proposta provocatória apresentada pelo administrador Alfredo Franco, lacaio da concessionária japonesa Sojitz Beralt, na reunião tripartida havida na cidade do Porto no dia 10 de Abril, em que adiantava um aumento salarial a cada mineiro inferior a três euros por mês...

Por casualidade, a presente greve mineira ocorre no dia em que, pela primeira vez na nossa história diplomática, um chefe de governo japonês visita Portugal.

Não admira que com tão baixos salários e tão altas taxas de exploração (à volta dos 60%) praticados pela multinacional nipónica Sojitz Beralt, os monopólios capitalistas japoneses tenham aumentado o seu interesse na exploração de Portugal e dos portugueses.

Em termos objectivos, e sem ter pensado no caso, a verdade é que a greve dos mineiros da Panasqueira, que já tinha adquirido o carácter de uma greve política contra o governo de traição nacional Coelho/Portas, alcançou também agora, com a visita do primeiro-ministro japonês Shingo Abe, o carácter de uma luta patriótica, pela independência nacional contra os capitalistas monopolistas estrangeiros, incluindo os monopólios nipónicos.

A luta dos mineiros da Panasqueira vai certamente continuar e contará com o apoio e a solidariedade incondicional de todos os operários portugueses.


E./P.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Panasqueira: Continua a Greve dos Mineiros