CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

O Luta Popular na Greve da Panasqueira!

panasqueira 01Começou às sete da manhã de hoje, dia 30 de Abril, à hora da pega do primeiro turno de operários na Barroca Grande, a nova greve dos mineiros da Panasqueira.

A adesão ultrapassou os 90% dos mineiros.

Trata-se, para já, de uma importante vitória, atendendo a que a administração da sociedade concessionária – a multinacional japonesa Sojitz Beralt Tin & Wolfram (Portugal), S.A. – andou a intimidar os mineiros contratados a prazo – cerca de 30% do total efectivo de operários – com o despedimento no final do contrato, caso participassem na greve.

Os mineiros devem, de uma vez por todas, ficar a saber que estas ameaças da administração constituem um crime e que devem participá-las aos seus sindicatos ou mesmo ao Luta Popular, para poder ser intentado contra tais administradores, lacaios dos japoneses, o devido procedimento criminal, sendo de toda a conveniência que tenham testemunhas dessas ameaças.

A greve que esta manhã começou na Barroca Grande é uma greve de 48 horas, das 07H00 do dia 30 de Abril às 07H00 do dia 1º de Maio, e das 07H00 do dia 2 de Maio às 07H00 do dia 3 de Maio, com o feriado do Primeiro de Maio pelo meio.

Na Lavaria, três trabalhadores não aderiram à greve, por se tratar de trabalhadores reformados, que tiveram medo de serem dispensados daquela ocupação, que sempre lhes vai dando um pequeno complemento de reforma. Já tínhamos a praga do trabalho infantil; agora, a Tróica trouxe-nos também a praga do trabalho dos reformados – tal é a miséria em que vivem os portugueses, que se vêem forçados a trabalhar desde que nascem até que morrem.

O Luta Popular esteve ontem à tarde na Barroca Grande, onde os nossos jornalistas Alberto e Quintas conversaram animadamente com mineiros e sindicalistas da Mina da Panasqueira e distribuíram cópias do artigo Solidários Com a Nova Greve dos Mineiros da Panasqueira, publicado, no passado Domingo, no órgão central do PCTP/MRPP.

Alguns mineiros manifestaram o seu apreço pelos argumentos trazidos à luta em curso pelo nosso jornal. Dois dos sindicalistas mineiros presentes na Barroca Grande, depois de terem lido o artigo do Luta Popular acima referido, ajudaram os nossos jornalistas na distribuição de cópias daquele artigo pelos mineiros.

Esta é a terceira greve dos mineiros da Panasqueira no decurso de 2014.

Viva a justa greve dos Mineiros da Panasqueira!
Viva o Primeiro de Maio!

E./P./A./Q.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL O Luta Popular na Greve da Panasqueira!