CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Agricultores de todo o país concentraram-se em Lisboa - Contra o governo de traição nacional e em defesa de uma agricultura ao serviço do povo!

2014-04-04-manif cnaConvocados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), cerca de 5 mil agricultores oriundos de todo o país concentraram-se esta 5ª feira no Príncipe Real, em Lisboa, tendo-se dirigido depois para a Assembleia da República.

Os agricultores exigem a anulação das novas imposições fiscais que o governo de traição nacional quer impor e que, se vierem a ser aplicadas agravarão drasticamente as suas condições de trabalho e de vida. Exigem também uma política que proporcione um melhor escoamento e melhoria dos preços à produção de produtos básicos como a carne, o leite, o vinho, o arroz, fruta, hortícolas, azeite, cereais, madeira e rolaria.

Para tal, os agricultores reivindicam uma baixa do custo dos combustíveis, da electricidade, das rações, adubos, pesticidas e maior facilidade de acesso ao crédito bancário bonificado.

Tivemos a oportunidade de falar com alguns elementos da direcção da Associação dos Baldios Terras de Calcário que se mostraram dispostos a travar uma luta dura e prolongada contra o projecto de lei nº 528/XII, do PSD/CDS, projecto que visa roubar os baldios ao povo para os entregar aos privados, nomeadamente às celuloses e às autarquias (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia).

Os compartes e os povos serranos jamais aceitarão este roubo, pois desde sempre as populações serranas administraram os baldios, não sendo este governo de ladrões que os irá vergar na defesa dos seus direitos ancestrais. O comunicado daquela Associação dos Baldios, aliás, reproduz uma citação muito a propósito de Aquilino Ribeiro: A serra é dos serranos desde que o mundo é mundo. Quem vier para no-la tirar connosco se há-de haver!

Da Praça do Príncipe Real, os agricultores seguiram em manifestação de protesto até à Assembleia da República, sempre com um grande espírito de luta e de unidade, empunhando faixas com palavras de ordem pelo derrube do governo de que a mais paradigmática dizia RTP, SIC, TVI podem gravar o que o governo nos está a roubar, sendo a palavra de ordem mais proclamada a de Governo Rua !

Existe uma cada vez mais profunda consciência entre os pequenos e os médios agricultores de que o euro, a permanência na União Europeia e o pagamento de uma dívida ilegal, ilegítima e odiosa, levará ao aprofundar da destruição da agricultura que hoje representa, apenas e tão só, 2% do Produto Interno Bruto.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Agricultores de todo o país concentraram-se em Lisboa - Contra o governo de traição nacional e em defesa de uma agricultura ao serviço do povo!