CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

ENFERMEIROS DO HOSPITAL DE SANTARÉM EM GREVE PROLONGADA

Os enfermeiros do Hospital de Santarém estão em greve desde as 08H00 do passado dia 19 de Agosto, luta que se prolongará até às 24H00 do próximo dia 22.

Nestes dois primeiros dias, o nível de adesão atingiu uma média de 75%.

Os objectivos desta greve são os que têm percorrido as dezenas de greves que mobilizam os milhares de enfermeiros por todo o país: lutar contra a escravatura a que estão sujeitos, exigência de contratação de mais enfermeiros e defesa do serviço nacional de saúde.

Neste Hospital distrital, a política do governo de traição nacional Coelho/Portas é responsável pelo facto de estarem em falta 170 enfermeiros, o que tem como consequência uma redução criminosa da prestação de cuidados saúde, colocando em perigo, em muitos serviços, a vida de muitos cidadãos.

Para desmobilizar a greve, a administração do hospital prometeu provocatoriamente a contratação de 10% (17 enfermeiros) do mínimo indispensável para garantir uma assistência segura no Hospital.

Acresce também que os enfermeiros que ainda não sucumbiram aos ritmos brutais de trabalho a que são forçados para suprir as intoleráveis carências de pessoal, não estão sequer a ser pagos pelo trabalho extraordinário que ilegalmente lhes impõem.

Como refere o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) existem serviços que se encontram num verdadeiro caos, como é o caso das Medicinas.

Enquanto isto, o ministro Paulo Macedo, em lugar de pôr termo à política de roubo do salário e do trabalho e de cortes na despesa essencial à prestação mínima dos serviços de saúde – a que ele chama de combate ao desperdício -, entrega-se a reles provocações aos enfermeiros, á boa maneira salazarista, como se fosse da responsabilidade destes profissionais de saúde a situação calamitosa para que está a lançar o serviço nacional de saúde.

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País SAÚDE ENFERMEIROS DO HOSPITAL DE SANTARÉM EM GREVE PROLONGADA