CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

ENFERMEIROS DO AGRUPAMENTO DOS CENTROS DE SAÚDE DO PINHAL LITORAL VOLTAM À GREVE

Depois de vários dias de greve, vigílias e concentrações, sem que tenham obtido resposta às suas reivindicações, os enfermeiros dos Centros de Saúde Dr.º Arnaldo Sampaio e da Marinha Grande, em Leiria, cumprem amanhã, dia 14 de Agosto, das 12 às 24H00, mais um dia de greve e concentração junto à ARS Centro.

A verdade é que, apesar da entrada de dois novos enfermeiros, a situação nestes centros de saúde e respectivas extensões continua praticamente inalterada, ou seja, mantêm-se as condições de verdadeira escravatura a que têm sido obrigados a trabalhar pelo ministério da saúde e que o Luta Popular já referiu anteriormente.

No conjunto dos dois centros de saúde são precisos, no mínimo, 20 enfermeiros, sendo que no ACES Pinhal Litoral são necessários mais de 50.

Sob a capa das poupanças, este governo de traição nacional Coelho /Portas tem levado a cabo uma política criminosa para com os profissionais e para com os doentes ao diminuir, nas instituições de saúde, de forma substancial, o número de profissionais de saúde em geral, e dos enfermeiros em particular.

Esta diminuição de trabalhadores tem consequências mais vastas que os atrasos nos cuidados prestados e, no caso dos enfermeiros, estes cansados por sobrecarga de trabalho, obrigados a desempenhar as suas funções em ritmo acelerado, mais cedo ou mais tarde estão sujeitos a burnout (síndrome de exaustão), com todas as consequências daí advindas tanto para estes profissionais da saúde como para os doentes, potenciando-se o risco e a deterioração nas relações pessoais e familiares.

No entanto, os enfermeiros em luta devem pedir também responsabilidades ao vogal do Conselho Clínico, que encostado ao poder e à espera de recondução no cargo, abandona os seus colegas nesta justa luta. Devem ainda pedir contas à Ordem dos Enfermeiros pelo seu silêncio e inoperância, que se tem recusado em mover acções legais contra o Ministério da Saúde, quando estão em risco, profissionais e doentes.


B, G, Q


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País SAÚDE ENFERMEIROS DO AGRUPAMENTO DOS CENTROS DE SAÚDE DO PINHAL LITORAL VOLTAM À GREVE