CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

GREVE DOS ENFERMEIROS DO CENTRO HOSPITALAR VILA NOVA DE GAIA/ESPINHO REGISTA FORTE ADESÃO

(do nosso correspondente no Porto)

2014-08-12-02
Os enfermeiros do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVN Gaia/Espinho), à semelhança do que tem vindo a acontecer por todo o país, realizam, durante o dia de hoje, uma greve, cuja adesão ronda os 100%, nos serviços de internamento, consultas externas e bloco operatório, onde funcionam apenas os serviços mínimos , e que conta com a solidariedade de auxiliares e médicos deste centro hospitalar.

Este centro hospitalar, onde actualmente trabalham 975 enfermeiros, perdeu nos últimos tempos 80 enfermeiros, sendo que só para repor os que saíram no último ano seria necessária a contratação de 45 novos enfermeiros.

Esta situação, tal como o Luta Popular tem vindo a denunciar, leva à contínua degradação das condições de trabalho, devido à imposição de trabalho extraordinário não programado, com turnos de 12 e mais horas, incumprimento do tempo de repouso entre 2 turnos, excesso de horas de trabalho programado, ultrapassando as 140 e 160 horas durante 4 semanas, o que, para além de manifestamente ilegal, se torna incompatível com a qualidade e segurança exigida neste trabalho .

Registe-se que estas horas extraordinárias não são pagas, mas convertidas em tempo, o qual também não é reposto de forma programada, impossibilitando, dessa forma, a organização da vida pessoal destes profissionais da saúde.

É perante esta situação que os enfermeiros do CHVN Gaia/Espinho reivindicam a contratação de mais enfermeiros, exigindo ainda que as administrações tenham autonomia para admitir os enfermeiros necessários.

Durante a concentração, o Luta Popular registou a ideia surgida entre os enfermeiros em luta da realização de uma greve abrangendo sucessivamente os vários sectores, dado todos os serviços estão carentes de pessoal. Estas greves setoriais culminarão numa greve geral do Centro Hospitalar.

A luta dos enfermeiros é também uma luta contra a liquidação do Serviço Nacional de Saúde assumidamente levada a cabo pelo sinistro ministro Paulo Macedo, e que deve ser apoiada por toda a população, a qual deve exigir o fim desta política de austeridade e o derrube deste governo de traição nacional Coelho/Portas.

Afinal de contas, a austeridade não é igual para todos: quando se trata de salvar os BPN, BPP e agora o BES rouba-se o dinheiro dos contribuintes, desviando-o, dessa forma, por exemplo, do Serviço Nacional de Saúde.


G.

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País SAÚDE GREVE DOS ENFERMEIROS DO CENTRO HOSPITALAR VILA NOVA DE GAIA/ESPINHO REGISTA FORTE ADESÃO