CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio (Leiria) - Enfermeiros em greve contra verdadeira escravidão

centro de saude dr arnaldo sampaio 01Os enfermeiros do Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio, na cidade de Leiria, entram amanhã em greve contra as condições de verdadeira escravatura a que têm sido obrigados a trabalhar pelo ministério da saúde.

A greve tem a duração de 48 horas e inicia-se às 08H00 do dia 10 de Julho e termina às 20H00 do dia 11 de Julho.

Os enfermeiros decidiram ainda recusar-se a fazer horas extraordinárias programadas.

O objectivo da greve, de acordo com o comunicado do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, é a contratação de enfermeiros por forma a suprir o recurso contínuo ao trabalho extraordinário programado.

A escandalosa situação em que se encontram estes profissionais da saúde, a exemplo do que ocorre com os seus colegas de trabalho do Centro de Saúde da Marinha Grande, ambos integrados no Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, traduz-se no facto de, perante a recusa do ministério de contratar mais enfermeiros, os centros de saúde estarem a recorrer de forma continuada a trabalho extraordinário programado, o que, para além de ser manifestamente ilegal, obriga os enfermeiros a ritmos de trabalho insuportáveis, levando-os à exaustão física e a colocar em risco a qualidade dos cuidados de saúde por eles prestados.

Acontece, no caso, que os 15 enfermeiros actualmente em serviço no centro de saúde Dr. Arnaldo Sampaio têm a seu cargo 45 000 utentes (uma média, portanto, de 3 000 utentes por enfermeiro), quando a regra é a de um enfermeiro para 1 200.

O golpe a que, no caso, o ministro da saúde tem recorrido para satisfazer as exigências da tróica, à custa de uma degradação inaudita das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores deste sector, é o de ir extinguindo as extensões e, desse modo, concentrando os seus utentes nos respectivos centros de saúde , mas sem contratar para eles mais enfermeiros.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País SAÚDE Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio (Leiria) - Enfermeiros em greve contra verdadeira escravidão