CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Concentração junto ao Ministério da Saúde - Uma manifestação de vigor e determinação para prosseguir a luta

2014-07-08-manif 01No decorrer de uma greve caracterizada por uma participação assinalável, como demos já conta, mais de um milhar de médicos e muitos cidadãos vítimas da política de saúde do governo de traição nacional Coelho/Portas concentraram-se hoje a meio da tarde frente ao Ministério da Saúde.

Com a presença predominante, firme e vigorosa, de jovens, os médicos manifestaram uma forte determinação em prosseguir uma luta justa que, para lá de uma componente profissional da dignificação que a sua carreira merece, nunca deixaram de identificar com o inadiável e imperioso combate contra a deliberada degradação e liquidação do serviço nacional de saúde pelo governo de traição nacional Coelho/Portas.

Não à destruição do SNS! Não ao encerramento de serviços! - Defender o SNS, Pela sua Saúde! - Não à lei da rolha! Pela segurança dos doentes! - Cumprimento dos ACT! Dignidade no trabalho!, foram algumas das consignas registadas em centenas de autocolantes colocados nas batas dos médicos em luta.

Fortemente saudado pelos presentes, e numa das intervenções mais aplaudidas que se sucederam ao longo de cerca de duas horas, o Bastonário da Ordem dos Médicos salientou o facto de, desde a última etapa da luta contra a política deste governo em 2012, médicos e doentes se terem mantido unidos pela defesa do serviço nacional de saúde e manifestou a férrea oposição da Ordem dos Médicos aos desmandos do ministro da saúde que tem conduzido à emigração de centenas de médicos, quando faltam nos hospitais e centros de saúde, à privação de doentes do acesso às terapêuticas mais recentes, ao descalabro das urgências, à crescente dificuldade de acesso aos cuidados de saúde e medicamentos pelos cidadãos. Tudo isto a par da tentativa de impor a lei da rolha aos médicos para não denunciarem o que se passa nos respectivos serviços.

2014-07-08-manif 03No mesmo tom se pronunciaram os Presidentes dos diversos Conselhos Regionais da Ordem dos Médicos: Não aceitamos ser carrascos da reforma dos Cuidados de Saúde Primários. Esta greve é política porque é contra a política de saúde que está a ser seguida! A Ordem dos Médicos tem todo o direito de apoiar a greve dos médicos, nos termos dos Estatutos da OM que o secretário de estado ignora – o que quer com isto é aplicar a lei da rolha às organizações que representam os médicos.

Mas o que melhor pode sintetizar o que foi expresso pelos diversos intervenientes em representação das respectivas organizações destes profissionais da saúde foi o referido numa delas: Esta é mais uma etapa da luta: a luta vai ser dura e não acabou hoje.

Convidado a intervir na qualidade de Presidente da Associação Portuguesa dos Direitos dos Cidadãos, e tendo sido interrompido várias vezes com fortes aplausos, o camarada Garcia Pereira manifestou o seu firme apoio a esta justa luta, salientando a sua importância para o futuro de um dos mais básicos direitos dos cidadãos, que é o direito à prestação de cuidados de saúde e terminou com “O povo vencerá!”

No final, a Presidente da FNAM, para além das denúncias das patifarias e provocações do ministro para tentar desmobilizar a greve, reafirmou a determinação dos médicos de prosseguir a luta pela defesa do serviço nacional de saúde. Repetidas vezes foi ainda gritado pelos manifestantes: A luta continua, ministro para a rua!

De referir que, entre outras organizações políticas e sociais, foi publicamente anunciada a presença nesta concentração de uma delegação do PCTP/MRPP.


ENTREVISTA DE GARCIA PEREIRA À TVI24
 2014-07-08-manif video


Leia também:
Greve inicia-se com forte adesão 


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País SAÚDE Concentração junto ao Ministério da Saúde - Uma manifestação de vigor e determinação para prosseguir a luta