CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Acerca dos resultados das eleições regionais dos Açores

sede de campanha acores1. De novo marcados por uma elevada abstenção (a ultrapassar os 52%), imputável às acções de caça ao voto prosseguidas pelos partidos do poder, os resultados das eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores traduziram-se, desde logo, na derrota do PSD que não logrou iludir o povo açoriano com manobras de pseudo-demarcação da política terrorista prosseguida a nível nacional pelo governo PSD/CDS.

2. A repetição da maioria alcançada pelo PS, ainda que com uma subida de votos em termos absolutos inferior à registada pelo PSD, não representa qualquer tranquilidade para o futuro do povo açoriano, em termos de alternativa à actuação do governo de traição nacional Coelho/Portas, tendo em atenção que do seu programa não resulta qualquer demarcação clara relativamente às posições de cumplicidade e conciliação assumidas pelo PS de Seguro, no que concerne aos chamados compromissos para com a Tróica e à aceitação do garrote do pagamento da dívida.

3. Importa ainda salientar que tanto o BE como o PCP vêem baixar a sua votação – perdendo o primeiro um deputado - facto este que resulta da ambiguidade relativamente à necessidade de o povo açoriano se mobilizar para o derrube do governo central e para a formação de um governo democrático patriótico, único que, suspendendo e repudiando a dívida, poderá garantir a construção de uma economia regional em benefício do povo dos Açores.

4. No que respeita à participação do PCTP/MRPP nestas eleições – que constituiu desde logo uma vitória, por não se verificar há muitos anos - ela foi mais uma vez alvo de um escandaloso silenciamento por parte da generalidade dos meios de comunicação social, que censurou a divulgação do manifesto eleitoral da candidatura e, nalguns casos, se dedicou a provocações inadmissíveis.
Apesar disso, o programa político apresentado pelo Partido obteve sempre um apoio e acolhimento calorosos por parte do povo açoriano.
Por outro lado, para além de, nas condições adversas em que a campanha se desenrolou, os resultados eleitorais terem sido positivos - o Partido ocupou, no circulo de Santa Maria, o lugar do partido extra-parlamentar mais votado - a intervenção da candidatura do PCTP, caracterizada pela denúncia sem equívocos da responsabilidade do governo central de traição nacional PSD/CDS e da conciliação do PS de Seguro no agravamento das condições de vida dos açorianos, abriu boas perspectivas para o desenvolvimento da acção política do Partido e o reforço da sua organização.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Acerca dos resultados das eleições regionais dos Açores