CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

BCE: A ambição de Mario Draghi é antagónica à do povo português!

Contrariando a assertividade de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), que numa conferência de imprensa dada hoje, em Barcelona, no âmbito de um conselho de governadores daquela entidade, afirmava que os governos tinham de ser mais ambiciosos, aí estão as notícias de que os juros da dívida soberana portuguesa estão a subir em todos os prazos.

De facto, os juros a dois anos subiram para 8,185%, contra os 8,106% da passada 5ª feira, assim como os juros a 5 anos que passaram, no mesmo período, de 12,040% para 12,113%.

Insistindo na fórmula de sempre, isto é, de que os países da zona euro deveriam apostar na consolidação orçamental, Mario Draghi avisou, no entanto, que alguns governos têm de ser mais ambiciosos, explicando que a orientação política monetária do BCE, na zona euro, irá incidir sobre a estabilidade dos preços a médio prazo.

Aquilo que Draghi e os senhores dos grandes grupos financeiros e bancários que serve, com os alemães à cabeça, afirmam ser de extrema importância e de consubstanciar a melhor contribuição da política monetária para fomentar o crescimento e a criação de emprego na zona euro, não passa, no entanto, de um autêntico sofisma burguês, de uma falácia!

É que, no quadro da desindustrialização que o imperialismo germânico forçou em toda a Europa, e em particular em Portugal onde tal política foi acompanhada pela liquidação da agricultura e das pescas, manter a estabilidade dos preços e garantir uma sólida política cambial beneficia, sobretudo, os superavits das potências detentoras de uma capacidade industrial mais agressiva e moderna, como é o caso da Alemanha.

E contribuirá, do mesmo passo, para a liquidação do que resta do tecido produtivo dos países considerados elos fracos da cadeia capitalista, nos quais se inclui Portugal, ao forçar uma mais acentuada destruição das forças produtivas, o agravar do desemprego e da recessão, mais fome e miséria para os trabalhadores e para o povo.

A ambição de que fala Draghi não pode ser, portanto, a mesma ambição porque lutam os trabalhadores e o povo português e os restantes povos europeus sujeitos ao mesmo tipo de medidas terroristas e fascistas impostas pela tróica germano-imperialista de que o BCE de Draghi é um dos suportes.

A ambição de Draghi é a de proporcionar uma cada vez maior acumulação de riqueza à burguesia e aos seus grupos financeiros e bancários, à custa da aplicação de juros usurários que cobram sobre as chamadas dívidas soberanas.

A ambição de Draghi é a de que os chamados elos fracos da cadeia capitalista na Europa, entre os quais inclui Portugal, se tornem países fornecedores de mão-de-obra intensiva, desqualificada e de baixo preço, tornando estes países a Malaia da Europa que proporcionem às grandes potências económicas, com a Alemanha à cabeça, maiores índices de competitividade que lhes permitam fazer face à cada vez maior agressividade das potências emergentes, das quais a China se destaca.

Mas, a ambição do povo português vai no sentido completamente oposto, antagónico ao de Draghi e dos senhores que serve. Vai no sentido de se organizar e mobilizar para o derrube deste governo de traição nacional PSD/CDS, expulsar a tróica germano-imperialista do nosso país e de todos os que com ela compactuaram, recusar o pagamento da dívida, recuperar o nosso tecido produtivo e a independência do nosso pais, mormente através da nacionalização da banca e dos sectores e empresas estratégicas, vai no sentido de implementar um plano de investimentos criteriosos e produtivos que assegurem a única saída para a criação de riqueza e emprego, dignidade e soberania, para os trabalhadores e para o povo.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL BCE: A ambição de Mario Draghi é antagónica à do povo português!