CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

O Deficit ou... a vida!

Conforme por mais de uma ocasião denunciámos nestas páginas, está em marcha o plano de Sarkozy e Merkel de, ao arrepio de qualquer processo de decisão democrática que passe por um amplo e participado debate entre os trabalhadores e do povo, impor as novas regras quanto aos limites constitucionais e/ou legais da dívida a ser assumidos por todos os países da chamada zona euro.

Impondo a incorporação nas constituições dos respectivos países – ou através de uma normal lei ou decreto ordinário - o limite de dívida externa que mais convém aos interesses especulativos financeiros da Alemanha, o que o imperialismo germânico imporá a seguir será o "governo económico europeu" que terá a última (e a primeira) palavra no que respeita à política orçamental de cada um dos países que compõe a UE.

Há muito que se sabia que a infraestrutura económica europeia era controlada pelo imperialismo alemão, com o beneplácito do capitulacionista Sarkozy. Mas, a Alemanha quer ir mais longe. Não satisfeita em dominar economicamente a Europa, quer dar, e depressa, o passo seguinte: dominá-la politicamente, dominar a sua superestrutura ideológica e política. Quer atingir o objectivo que nem Hitler, nem os seus aliados do Eixo, e as suas divisões Panzer, lograram.

Depois de ter levado à desindustrialização da esmagadora maioria dos países europeus – sobretudo aqueles que se designam de periféricos e nos quais se inclui Portugal -, esta imposição de que, a partir de 2015 o deficit não seja superior a 0,5% e não possa ultrapassar os 60% do PIB de cada país da zona euro só pode ter um objectivo: realinhar a divisão de trabalho a nível europeu impondo que alguns países, onde se inclui Portugal, se tornem numa reserva de mão-de-obra barata, intensiva e sem direitos – ao bom estilo asiático (bom para os capitalistas, claro está) -, com indústrias meramente subsidiárias e onde os activos e empresas estratégicas públicas tenham sido transferidos para as mãos dos grandes grupos financeiros e privados, que garantam que os países mais industrializados, com superavits elevados, consigam acumular ainda mais riqueza e poder, sobretudo à custa do controlo que exercem sobre a política cambial do euro, que mais não é do que o marco travestido.

E, no caso português, todos aqueles partidos que assinaram o memorando de entendimento com a tróica germano-imperialista, isto é, PS, PSD e CDS, estão comprometidos até ao tutano com a perda da nossa soberania e a aplicação das medidas terroristas e fascistas que este governo, serventuário da tróica germano-imperialista, está a levar a cabo e que provocam o agravamento da fome e da miséria a que se começa a assistir.

Não venha o oportunista Seguro, em defesa da sua dama – o PS – dizer que se fosse primeiro-ministro faria exactamente o contrário daquilo que está a fazer o governo vende pátrias de Passos/Portas. É que contradições entre uns e outros, após a terceira avaliação da tróica germano-imperialista à execução do programa de estabilidade orçamental que impôs a Portugal, já nem do ponto de vista semântico existem.

E é esta Europa do “futuro” que governos serventuários do grande capital, como é o governo PSD/CDS-PP, respaldados pelo oportunismo de Seguro e do seu PS e pelo controlo nos bastidores de Cavaco, nos querem fazer aceitar. Uma Europa sem soberania, uma Europa completamente dominada pelos interesses do grande capital financeiro e bancário, uma Europa na qual alguns países, como Portugal, não passam de uma colónia ou protectorado do imperialismo germânico.

Em Portugal torna-se cada vez mais premente que uma ampla frente de unidade de todas as camadas populares, de esquerda, derrube este governo e constitua um outro que aplique um programa democrático patriótico. Governo cujas primeiras medidas seriam as de rejeitar o pagamento de uma divida que não foi contraída pelo povo, nem foi contraída em seu benefício e revogaria, de imediato, todo e qualquer tratado que não se paute pela reciprocidade de vantagens para os estados soberanos que os decidam subscrever com total independência.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL O Deficit ou... a vida!