PAÍS
O Costa do Futuro - Lisboa Inundada, País Submerso
- Publicado em 23.09.2014
Já todos conhecem, sentem e cheiraram o estado a que chegou Lisboa com o Costa na Câmara e a ameaça para o país se este Costa saltasse para o governo.
Sem presidente, a capital anda à deriva e agora foi mesmo literalmente posta a boiar pela incúria e negligência do Costa da câmara que andava por terras de Barcelos a tentar trepar ao lugar de primeiro-ministro do PS.
A Lisboa do Costa está numa lástima, e as gravíssimas inundações ocorridas ontem, provocando avultados prejuízos materiais e ameaçando a integridade física dos lisboetas, vieram pôr a nu as condições em que se encontra o sistema de escoamento de águas pluviais da cidade, isto é, o nível a que chegou esta vereação.
De forma confrangedora, um garoto identificado como vereador camarário da protecção civil veio queixar-se de que tudo isto acontecera, porque não fora avisado a tempo da chegada da intempérie pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e pela Associação Nacional da Protecção Civil, no que foi prontamente desmentido por aquelas entidades.
Seja como for, o problema não reside na antecedência com que a câmara é alertada ou não para um fenómeno que, aliás, nem sequer foi considerado pelos meteorologistas como totalmente anormal – como referiu o meteorologista Costa Alves, faz parte do nosso clima.
O problema está na negligência e desleixo que caracteriza a vereação do Costa em tomar medidas preventivas para evitar ou minimizar situações destas.
Mas Costa, já a treinar-se para quando, se vier a ser governo (cruzes, canhoto! abrenúncio!), tiver que justificar o aumento de impostos ou o corte de salários e pensões, mesmo a centenas de quilómetros de distância, atribuiu estes problemas passageiros ... às marés.
Se com Costa na câmara temos uma capital inundada, no Governo teríamos um país submerso...