CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Os Amigos do Costa

Costa é de esquerda, quem é de esquerda é amigo do Costa. Costa é amigo da esquerda. Mesmo não se lhe conhecendo uma única ideia de esquerda, é o que se vê e ouve badalado por todo o lado. Dentro e fora da confrangedora disputa primária para eleições que não existem (ao cargo de primeiro-ministro), é isto que se propaga para tentar distinguir Costa do seminarista Seguro, que seria de direita, com amigos de direita e amigo da direita.

Acontece que Costa tem deixado de tal modo claras as suas posições de esquerda sobre as questões políticas concretas mais importantes (ler: Costa e Seguro: Dois Aldrabões a Concurso) que se começam a destacar os seus grandes apoios de esquerda - os tais que passarão a tratá-lo e a serem tratados por camaradas dentro do partido socialista, como vaticina e deseja Mário Soares.

É o caso de um famigerado Nuno Godinho de Matos que, nas últimas eleições legislativas, apresentou uma queixa-crime pela CNE contra o camarada Garcia Pereira por alegadamente ter feito propaganda eleitoral à saída da mesa de voto no dia das eleições, queixa-crime essa que foi arquivada.

Ora, este figurão referiu, numa entrevista recente ao jornal i, que foi durante seis anos, a convite de Ricardo Salgado, administrador não executivo do BES, onde, apesar de mamar 2 400 euros por cada reunião do conselho de administração, invoca nunca ter tido conhecimento de nada de especial relativamente à situação do banco nem às sucessivas golpadas que lhe passavam pelos queixos.

Na mesma entrevista, em que procura daquela forma limpar-se da sua cumplicidade na falência do BES e na gatunagem da família Espírito Santo, Godinho de Matos proclama-se de alma e coração do Partido Socialista e apoiante indefectível de António Costa, reconhecendo nele a virtude de ter habilidade para fazer politica, mas sem fazer uma única menção a qualquer ideia política do homem.

Mas este ex-administrador do BES e amigo de Ricardo Salgado, militante do PS, e apoiante de António Costa não ficou por aqui na revelação do seu ideário de esquerda.

É que fez questão de declarar que vota em Cavaco Silva (amigo comum de Ricardo Salgado) – não voto na facilidade, diz ele – e que gostava de ver Marcelo Rebelo de Sousa como o próximo presidente da República (!!)

Mais palavras para quê?

É assim, afinal, que Costa prepara a sua base de apoio para um futuro bloco central...


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Os Amigos do Costa