CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

INTERNACIONAL

A morte de Mandela e os hipócritas

mandela 01A morte do grande dirigente democrático do povo sul-africano Nelson Mandela suscitou uma série de manifestações oportunistas e hipócritas por parte de dirigentes reaccionários nacionais e internacionais.

Em Portugal, não deixa de ser no mínimo nauseabunda a forma como Cavaco Silva e outros dirigentes da coligação PSD/CDS se referiram à figura e acção política de Nelson Mandela na luta contra o apartheid, como se de democratas se tratasse.

É que, em 1987, quando Cavaco era primeiro-ministro, Portugal foi o único país da Europa que, juntamente com os EUA (de Reagan) e a Grã-Bretanha (de Thatcher) votou contra uma moção aprovada na Assembleia Geral da ONU, na qual, a par de se apoiar a luta armada defendida por Mandela se condenava o regime assassino e racista então no poder na África do Sul, e se exigia a libertação imediata deste dirigente e de todos os presos políticos.

Procurando escamotear o sentido inequívoco daquela posição, Cavaco, visivelmente perturbado por ser desmascarado, tentou justificar-se com o facto de, nessa altura, ser orientação da CEE a oposição à luta armada contra o regime racista sul-africano, luta armada essa proclamada e defendida por Mandela.

Mas, se assim era, Cavaco não explicou então por que razão é que todos os restantes países da CEE votaram favoravelmente aquela mesma moção a que, vergonhosamente, só Portugal e os seus amos imperialistas americanos e ingleses se opuseram.

Fica-se assim, por outro lado, a saber que Cavaco também se oporia à luta armada de libertação do povo timorense contra a ocupação indonésia.

De nada vale a Cavaco, a par de Barroso, Cameron, Obama e quejandos, vir agora hipocritamente honrar a memória de Mandela, quando na verdade o que sempre os motivou e motiva é o pavor da revolução e da luta de emancipação dos povos do jugo imperialista.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Internacional A morte de Mandela e os hipócritas