Partido
- Publicado em 18.01.2023
Mais que uma companheira de caminhada
Um exemplo de luta
Realiza-se, amanhã, pelas 11H00, nas Caldas da Rainha, de onde era natural, o funeral de Maria Adelaide Sales Henriques de Avelar Teixeira.
Maria Adelaide cedo definiu a causa da revolução e a luta por uma sociedade de iguais como um dos objectivos da sua vida, tendo aderido ao MRPP, ainda no tempo da clandestinidade, prestando apoio a camaradas do movimento, e continuando a militar activamente nas fileiras do PCTP/MRPP, a cuja direcção pertenceu até 2019.
Da sua actividade destaca-se a luta pela criação e consolidação do Infantário Popular Ribeiro Santos, desde o ano de 1975, um projecto e uma referência na educação infantil; uma Associação ao serviço do povo, razão pela qual foi um dos alvos a abater pela burguesia, nomeadamente, aquando do despejo das primeiras instalações no Torel, levado a cabo pelo fascista Bulhosa, recorrendo inclusivamente à invasão das instalações pela polícia. Nada disto amedrontou Adelaide Teixeira.
Foi sempre uma mulher firme, determinada e corajosa que defendeu os seus pontos de vistas, de forma genuína e convicta e, ainda que algumas das suas opções não fossem as correctas, nunca o fez de forma provocadora.
E é exactamente esse perfil que a diferencia de um mero companheiro ou camarada de caminhada para a sociedade que almejamos, mas que desiste, escolhendo caminhos mais fáceis, mais vantajosos, chegando inclusivamente a atitudes e comportamentos com intenções destruidoras.
Por isso, o nosso respeito e o nosso reconhecimento a Maria Adelaide Teixeira, uma mulher que deu grande parte da sua vida na luta contra a opressão e a exploração.
Isso lhe devemos!
À família, em especial aos três filhos, Marta, Ana Luísa e João, enviamos sentidas condolências.
17Jan2023