CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Afonso de Albuquerque
Uma figura marcante e interveniente na sociedade portuguesa

AfonsoAlbuquerque

Faleceu na terça-feira, 5 de Abril, Afonso Abrantes Cardoso de Albuquerque, um homem que ousou lutar contra a ditadura fascista, contra a repressão, contra a guerra colonial, tendo enfrentado por duas vezes as prisões da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), antes do 25 de Abril, uma delas em 1972, por ter participado na divulgação de uma lista que denunciava as torturas aplicadas pela PIDE.

A sua natureza de contestatário e lutador por uma sociedade sem exploradores, embora assumindo diversas formas, umas mais directas e interventivas, marcaram, sem dúvida, o seu percurso de vida.

AfonsoAlbuquerquePrisaoTendo sido obrigado, nos inícios dos anos 60, a viver a guerra colonial, que contestava e que lhe valeu uma prisão, em Moçambique, por denúncia à PIDE, escolheu dedicar grande parte da sua vida a uma das consequências dessa guerra: o stress pós-traumático de guerra (PTSD), sendo um dos pioneiros nesses estudos e investigação, desocultando os efeitos violentos e destruidores da guerra, os quais considerava que acompanhariam sempre os ex-combatentes, de forma mais ou menos latente, mais ou menos visível. Saliente-se que foi autor do único estudo epidemiológico sobre o Stress Pós-Traumático em Portugal publicado em 2003, na obra “Discriminação do Doente Mental no Ocidente”. E essa escolha – que, determinado, nunca abandonou apesar das várias e violentas críticas que, na altura, o perseguiram e que ainda hoje, de certa forma, continuam a existir até na aplicação da legislação – constitui também uma luta contra o colonialismo, contra a opressão, pela liberdade.

A concretização desses valores, no campo político encontrou-a no MRPP e no PCTP/MRPP, que apoiou activamente, quer integrando as suas listas, mesmo como independente, quer contribuindo com fundos, sempre que o poder burguês aplicava pesadas multas com a intenção de impedir a publicação do Luta Popular e as denúncias que nele se divulgavam.

A ele o Partido reconhece o seu contributo, a sua força e apoio na luta pela existência de um Partido autónomo da classe operária, em oposição a fascistas e social-fascistas.

Afonso de Albuquerque é, sem dúvida, uma das figuras marcantes da sociedade portuguesa, no campo da ciência, da investigação e da intervenção política e social.

À família, especialmente à companheira – Catarina Soares – e filhos, o Partido envia as mais sentidas e sinceras condolências.

O velório decorre na capela da Igreja do Campo Grande e o funeral terá lugar hoje, dia 7 de Abril pelas 16H00, para o cemitério do Alto de S. João, passando pelo Hospital Júlio de Matos, onde iniciou e desenvolveu a sua actividade profissional, no campo da terapia comportamental, serviço de que foi director, tendo ainda criada consultas em várias outras áreas da psiquiatria.

pctpmrpp


Partilhar
Está em... Home PARTIDO Afonso de Albuquerque - Uma figura marcante e interveniente na sociedade portuguesa