CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Incêndios – meio facilitador da acumulação capitalista nos campos! 

incendiosHá mais de 40 anos que, ano após ano, quando o país arde, lá vêm os sucessivos governos que à vez, sozinhos ou coligados – e relembramos que, praticamente todos os partidos do “arco parlamentar”, passaram pelos bancos do poder – , e assessorados por um batalhão de “especialistas” de tudo e mais alguma coisa, afirmar, por um lado, que a culpa foi dos incendiários ou da natureza e, por outro, que agora, sim, irão ser tomadas medidas na direcção certa que, segundo todos eles, é a prevenção. 

Porém, ano após ano, o quadro não só se mantém como se agrava. E, a forma de entreter o povo e iludir o fundo das questões é sempre a mesma: a protecção civil não funcionou como devia, os bombeiros manifestam uma profunda descoordenação e falta de meios, as populações não cumpriram as regras procidementais que obrigam à limpeza dos acessos, etc.. 

No entanto, a verdade é que, enquanto para a burguesia for mais rentável “combater” os fogos do que preveni-los, os incêndios serão uma chaga com a qual os camponeses pobres e envelhecidos, primeiro, e o povo em geral, depois, se terão de confrontar. 

Uma autêntica máfia organizou-se em torno daqueles que podem ter influência e poder e o negócio de equipamentos e meios para bombeiros floresce como poucos sectores da actividade económica no nosso país. Como floresce o negócio das celuloses que impuseram o eucalipto – uma árvore oriunda da Austrália – no ordenamento florestal do nosso país, estando-se nas tintas para o facto de esta ser uma espécie que, por conter características intrínsecas, como óleos essenciais inflamáveis, possui capacidades combustíveis muito mais elevadas do que as espécies autóctones, havendo registo, na ocorrência de incêndios, de projecções de folhas e casca destas árvores a muitas centenas de metros. 

Num país em que o processo de acumulação capitalista não chegou a uma grande área da sua estrutura agrária, onde pontifica o minifundio e a dispersão habitacional, onde o campesinato pobre, imediatamente a seguir ao 25 de Abril de 1974 não compreendeu – e até rejeitou – que a única aliança que permitiria assegurar o seu futuro era a aliança com a classe operária, aceitando o programa de colectivização dos meios de produção e a mecanização e modernização da agricultura, os incêndios vão produzir o efeito que os caciques locais induziram a estes camponeses quando lhes diziam que os comunistas – para além de comerem criancinhas ao pequeno almoço – lhes queriam roubar as terras. 

Claro que, quando nos referimos ao programa defendido pelos comunistas para o sector da agricultura não nos estamos a referir ao PCP que há muito abandonou este programa revolucionário. Vejamos! Quando o governo do PS, secundado pelas suas muletas do PCP/BE/ Verdes, que deveria tutelar a política de ordenamento florestal, vem afirmar que o Estado é detentor, “somente” de 3% da área florestal e que a recorrente “época de incêndios” já não deveria ter lugar, visto que fez aprovar e diz estar a implementar legislação que visa, num primeiro momento, reprimir e multar quem não proceda à limpeza da mata e acessos e, num segundo momento, caso essa repressão e imposição de multas não tenha sucesso, impor a expropriação da propriedade aos “infractores”, o que é que esta ameaça pode representar?! 

Representa que o poder está a dar uma indicação clara de que está disposto a dar, de facto, um primeiro, mas grande passo, no caucionar de um roubo que, afinal, não serão os comunistas a praticar, como afirmavam em 74 os caciques locais, mas sim aqueles que visam facilitar a acumulação capitalista nos campos e transformar o minifundio em grandes propriedades onde, ao invés da economia de subsistência, se pratique uma agricultura extensiva e intensiva, incluindo a florestal. 

Ao fim de 40 anos de abandono e traição dos camponeses pobres do país, pensa a burguesia aproveitar a enorme tragédia de Pedrogão Grande e Pampilhosa Da Serra, no passado recente, e agora dos fogos que lavram em Castelo Branco, Sertã, Proença-a-Nova, Mação, etc.,para escamotear que foi por sua acção e vontade que os campos sofreram o abandono que hoje se regista. O campesinato pobre e os assalariados rurais, que representavam mais de 20% da população portuguesa em 1974, não representam mais do que 2 a 3% da população actual! 

Ora, foi este abandono, foi este estrangular da agricultura, agravado pela adesão de Portugal – primeiro à CEE e depois à UE – a uma comunidade europeia onde os interesses dos grandes agricultores – sobretudo franceses – determinaram uma política de “quotas”, que estrangulou definitivamente a exploração agrícola no nosso país, provocou um êxodo da juventude dos campos para a cidade e para a emigração e promoveu o envelhecimento da população dos campos.

Só uma política assente em novas relações de produção no campo, pode garantir um novo paradigma para a agricultura, e para a agro-pecuária, a independência necessária à sobrevivência deste sector, para que contribua para a independência de Portugal, e livre o país do garrote da dívida e do euro. 

Morte ao Capitalismo!

Pelo Modo de Produção Comunista!

Por uma Solução Operária e Comunista! 

22JUL19                                                                       LJ

Partilhar
Está em... Home PARTIDO Incêndios – meio facilitador da acumulação capitalista nos campos