CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

O Aterro de Paradela e o Enterro dos Paspalhos Laranja

A Unidade de Valorização de Resíduos da Paradela, desde que o Aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado  encerrou em Vila Fria (Viana do Castelo), inclui o único aterro sanitário e a única central de tratamento de lixiviados dos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte de Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Esposende e Barcelos. Portanto é em Paradela no limite geográfico do concelho de Barcelos, contíguo às freguesias de São Pedro de Rates e Laúndos do concelho da Póvoa de Varzim que a Resulima resolveu aterrar e lixiviar os lixos desses 6 concelhos. Quando foi inaugurado teve um custo aproximado de 30 milhões de euros, e foi construído numa área próxima à antiga lixeira de Laúndos (Póvoa de Varzim), com uma extensão de terreno de cerca de 12 hectares. Os inícios dos trabalhos de construção do aterro tiveram lugar em Setembro de 2017. O equipamento, pertencente aos abutres da Resulima, tem uma capacidade de recepção de 800 mil metros cúbicos de resíduos.

Os sucessivos problemas ambientais existentes no aterro de Paradela têm causado complicações na saúde de crianças, jovens, adultos e idosos. A promessa, realizada em Fevereiro, de mitigar o problema através de um investimento de mais de 2 milhões de euros foi vã. O dinheiro gastou-se e concluído o prazo para a conclusão da dita "mitigação" (225 dias) nada se resolveu e a prova está em que continuaram a haver inúmeros casos de crianças acometidas de náuseas e vómitos no decorrer das aulas nas escolas em redor.

Este facto acentuou a indignação popular que acabou por se reflectir em tomada de posição pública das juntas das freguesias dos concelhos da Póvoa de Varzim (Laúndos, Rates, Estela, União de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, União de Aguçadoura e Navais) e de Barcelos (Cristelo e Barqueiros) próximas do aterro a Sul e a Sudoeste do mesmo.

Desde cedo, o povo destas freguesias tem promovido diversas manifestações e acções de protesto. Contudo, apesar das fortes movimentações populares, a hipocrisia das Câmaras da Póvoa de Varzim dos caudilhos Aires Pereira e Luís Diamantino (PSD) e de Barcelos mantém-se, enquanto que o fascista liberal Luís Montenegro despreza totalmente a saúde das populações. Que caia o aterro! Que caia a Resulima! Que caia a Câmara da Póvoa! Que caia o governo liberal-fascista!

APR                                            
(correspondente na Póvoa de Varzim e Vila do Conde)

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País LOCAL O Aterro de Paradela e o Enterro dos Paspalhos Laranja