PAÍS
- Publicado em 08.01.2024
A Queda dos Amigos da Cultura
na Câmara da Póvoa de Varzim
Os pseudo-amigos da cultura da Póvoa de Varzim, os execráveis Aires Pereira, presidente da Câmara (PSD) e Luís Diamantino (PSD), eterno vereador da Cultura e Vice-Presidente, esse escroque sem nome, meteram o pé na poça e vão-se lixar para sempre.
Existe uma rede de apoio a teatros e cine-teatros portugueses (RTCP), aprovada em 2019. Em 2021, o Cine-Teatro Garrett na Póvoa de Varzim foi um dos mais de 80 teatros e cine-teatros que aderiram à RTCP. Em 2022, o município da Póvoa concorreu ao concurso de apoio à programação, mas a candidatura da Câmara esteve entre as cinco piores do seu tipo (50 000€/ano durante 4 anos – ciclo 2022-2025) e, consequentemente, não foi contemplada com nenhuma verba. Não é que esses escroques imbecis se "esqueceram" no ano seguinte de concorrer ao programa de Apoio Sustentado (ciclo 2023-2026), deixando, assim, o Cine-Teatro Garrett ao abandono, sem qualquer verba de apoio, conforme divulgou no final do ano de 2023 a Direcção-Geral das Artes! Ora, nesse concurso foram apoiados mais 18 equipamentos num valor global de 8 milhões de euros.
Cultura, "Correntes d' Escritas", tudo não passa de uma farsa, de uma feira de vaidades para Diamantinos se pavonearem na cadeira do poder da sua insignificância, rodeados de alguns versejadores de corte e tirando partido do talento de grandes figuras do pensamento e da literatura. Agora caiu. A festa acabou.
APR/JP