PAÍS
- Publicado em 29.09.2023
CÂMARA DE VILA DO CONDE CONSTRÓI PRÉDIO ILEGAL CONTRA O AMBIENTE
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) avançou com uma queixa no Ministério Público contra a Câmara de Vila do Conde por esta ter licenciado um prédio que está a ser construído a 50 metros da duna em Mindelo. A APA chumbou a obra. Mas a Câmara licenciou. Agora, a APA leva o caso à Justiça. Diz que, sem parecer positivo, “o licenciamento é nulo” e acusa a autarquia de ter tentado “contornar” a questão com uma alteração ao Plano Director Municipal (PDM), também ferida de “nulidade”. Enquanto isso, a obra avança e o prédio está quase pronto. A APA alerta ainda para a destruição da duna, dos “ecossistemas e habitats da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM)”.
Eis as negociatas, aldrabices e a especulação imobiliária da Câmara de Vila do Conde e do seu presidente, Vítor Costa (PS). Destrói-se o ambiente, sem olhar a meios. Mais um Costa que merece cair.
APR
(Correspondente no distrito do Porto)
Dar Voz a Quem Não Tem Voz
Oeste
Um exemplo de liquidação do SNS
Recebemos de um nosso leitor a carta que expressa a preocupação quanto ao previsível encerramento do hospital de Torres Vedras e que, abaixo, transcrevemos na íntegra
Exmos Srs,
Meu nome é Patrick Francisco, tenho 46 anos, e sou residente em Torres Vedras.
Tomei a liberdade de deixar aqui uma reflexão sobre uma questão fundamental para os cuidados de saúde na Região Oeste de Portugal.
Um dos temas que tem suscitado grande preocupação entre os torrienses e em toda a Região Oeste, está relacionado com o acesso aos serviços hospitalares. Até agora, a Região Oeste tem sido servida por 3 Hospitais, nomeadamente em Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.