PAÍS
- Publicado em 30.05.2024
Polícia Agride e Detém Estudantes em Luta Pela Palestina e Pelo Ambiente.
Montenegro Fascista!
5 dos manifestantes que ocuparam a Nova Medical School, em Lisboa, foram detidos pela PSP, adiantou o movimento estudantil que exige o cessar-fogo imediato em Gaza e o fim dos combustíveis fósseis em Portugal até 2030. Catarina Bio, assessora do movimento estudantil "Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil", denunciou agressões aos estudantes por parte da polícia.
Os manifestantes levaram a cabo uma vigília na esquadra da PSP para onde os 5 estudantes detidos foram transportados. O protesto contou também com a participação de estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, igualmente da Universidade Nova de Lisboa, alvo de uma ocupação nas últimas 2 semanas.
Se bem que não concordemos que o “fim do fóssil até 2030” possa, de alguma maneira, ter a consequência mágica pretendida de travar as alterações climáticas em curso, estamos ao lado destes estudantes contra a repressão policial, objectivos gerais de concretizar uma relação harmoniosa do homem com a natureza e exigência do cessar-fogo em Gaza.
A polícia é mesmo uma delícia. Tudo quanto vai contra o sistema é resolvido à lei da bastonada. É claro que a polícia está às ordens do "boyzinho" Luís Montenegro, esse crápula ao serviço do grande mercado e do grande capital. Estudantes, trabalhadores, intelectuais, artistas, uni-vos em prol da Palestina, da acção consciente sobre a natureza e da Revolução. Ela está mais próxima do que pensais!
APR/JP