CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Revisores e Trabalhadores das Bilheteiras Cumprem com Sucesso 1º Dia de Greve
Publicado em 02.04.2015      Actualizado em 04.04.2015

2015-04-02-comboios-suprimidos-01Os trabalhadores da CP representados pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) – revisores e trabalhadores das bilheteiras (operadores de venda e controlo) – iniciaram hoje o seu 1º dia de greve com uma adesão praticamente total.

Importa precisar que, embora esta greve tenha sido convocada pelo SFRCI para os dias 2 e 6 de Abril, este sindicato acabou por aderir à greve dos feriados antes convocada pela Fectrans, pelo que, no caso, a paralisação se estende também aos dias 3 (sexta-feira) e 5 (domingo).

Como o Luta Popular Online pôde constatar, na estação da CP do Rossio não circulou um único dos comboios da linha de Sintra.

Por outro lado, em entrevista com o Presidente do Sindicato, foi-nos salientado o êxito que esta greve está a obter em todo o país. Os únicos comboios que estão a circular são alguns de longo curso (Alfa e Intercidades), sendo que isso só sucede porque a empresa recorreu a trabalhadores (não sindicalizados) sem qualquer experiência em matéria de segurança da circulação, pessoas e bens a bordo desses comboios, para substituir os revisores em greve.

O mesmo dirigente sindical aproveitou para acrescentar que um outro objectivo da greve é também o de lutar pelo descongelamento da progressão das carreiras que, relativamente a estes trabalhadores, não se verifica desde 2010, estando a ser beneficiados de forma discriminatória e não por acaso, apenas certas categorias, como juízes e polícias.


(do nosso correspondente no Algarve) - 
Nos comboios regionais do Algarve a greve foi total por parte dos revisores. Não houve, e nem está previsto que haja, algum comboio hoje a circular.


No primeiro dia da greve convocada pelo SFRCI registou-se uma adesão quase total. Realizaram-se apenas 18% dos comboios a nível nacional, sendo a sua maior parte os Alfas e Intercidades, servindo-se a CP, como referimos, de trabalhadores não sindicalizados e não qualificados. Em todas as linhas regionais, Algarve, Alentejo, Oeste, Vouga, Douro e Minho apenas circularam dois comboios, nos suburbanos de Lisboa circularam apenas 62 dos 496 normais e, nos suburbanos, do Porto apenas 14 em 207.

 

 

 Leia também: 

Revisores da CP em Greve
 


 

 

 

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Revisores e Trabalhadores das Bilheteiras Cumprem com Sucesso 1º Dia de Greve