CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Estado em Degradação Política Reprime Violentamente Manifestações Pacíficas de Apoio à Palestina

À volta de 100 estudantes ocuparam durante cerca de uma semana as instalações do departamento de Ciências e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em favor da causa palestiniana. Eles exigem o fim das relações da UP com o Estado de Israel, face ao genocídio de Gaza. Por isso, entoaram palavras de ordem como "Solidariedade Proletária por uma Palestina Livre", "Israel não é uma democracia, Israel é um país terrorista" e "A Revolução começa aqui". Cânticos revolucionários, portanto.
 
Só os métodos pidescos da direcção da Universidade do Porto (UP) e da PSP impediram a continuação da ocupação. No entanto, os estudantes prometem voltar à carga.

A acção faz parte da luta internacional de protesto estudantil que teve início em universidades norte-americanas e já se estendeu a instituições do ensino superior em várias cidades europeias, mas também no Canadá, México e Austrália, a exigir o fim da ofensiva israelita na Faixa de Gaza, que já provocou mais de 35 mil mortes e deixou o enclave numa situação de grave crise humanitária.
 
Também os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa ocuparam a sua Faculdade em protesto pelo genocídio de Gaza e também contra o agravamento das alterações climáticas.

É de realçar também, além da posição salazarista da direcção das universidades, o posicionamento completamente pró-Netanyahu, pró-imperialista e violador do direito internacional do governo Montenegro que, assim, pretende legitimar a limpeza étnica/genocídio em Gaza e no resto da Palestina.

APR/JP

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País POLÍTICA GERAL Estado em Degradação Política Reprime Violentamente Manifestações Pacíficas de Apoio à Palestina