CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

  Nota à Imprensa

PCTP/MRPP denuncia tentativa de apagamento da memória política de António Ribeiro Santos, militante da Federação de Estudantes Marxistas-leninista (FEM-L) e do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP)

Lisboa,12/10/2022

A  propósito dos 50 anos do assassinato de Ribeiro Santos, que hoje passam, o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra promoveram conferências e outras actividades, assim como outras entidades,  que foram divulgadas pelos órgãos de informação e relativamente às quais o PCTP/MRPP não pode deixar de denunciar a manifesta falta de rigor histórico ao ocultar ou mesmo subverter a natureza da luta política desse camarada.

José António Leitão Ribeiro Santos foi militante da Federação de Estudantes Marxista-leninista FEM-L  e do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP), como os documentos da época atestam.

Na base desta ocultação há, claramente,  uma tentativa de reescrever a história.

O camarada Ribeiro Santos foi assassinado com três balas disparadas por um pide, Gomes da Rocha, com a ajuda dos social-fascistas Aranda e Pedro Ferreira.

Escamotear a sua ideologia e reconfigurar Ribeiro Santos como mero anti-fascista fora da sua organização revolucionária é roubar a sua memória política.

Nem trânsfugas do MRPP nem levianos ou subornados historiadores poderão algum dia apagar o que no seio do Povo português está escrito a sangue: Ribeiro Santos foi militante do MRPP , traiçoeiramente segregado, como está a ser de novo, e ferozmente abatido a tiro porque atacou esclarecida e corajosamente a contra-revolução que se abatia brutalmente sobre o povo português e o fecundo movimento estudantil - e que se prepara com não menor cinismo e ferocidade para, à bala e a cacete, cair sobre o Povo em luta contra a guerra inter-imperialista na Ucrânia e demais frentes de acção armada contra-revolucionárias.

Dada a divulgação feita pelos órgãos de informação,  solicitamos que estes mesmos  esclareçam o público (leitores e espectadores) do que acima expomos.

A Comissão de Imprensa do PCTP/MRPP

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País POLÍTICA GERAL Nota à Imprensa - sobre a tentativa de apagamento da memória política deRibeiro Santos 2022