CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

INTERNACIONAL

Revolução em França e na Alemanha

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se por toda a França contra a contestada lei da imigração 3 dias antes do Conselho Constitucional anunciar a sua decisão sobre a validade da lei. No total, foram convocadas 164 marchas em todo o país para protestar contra o que os organizadores consideram "uma viragem perigosa na História da República", segundo o manifesto assinado por 201 personalidades de diferentes áreas da vida pública. Em Paris, os manifestantes foram mais de 100 mil. Entre os participantes, encontravam-se figuras do mundo artístico e político – da França Insubmissa, do PS e do PC.

A lei fascista e racista foi aprovada no Parlamento francês numa união do partido do execrável Macron com o partido da nazi Marine Le Pen. No dia 22 de Dezembro, os partidos de esquerda e ecologistas interpuseram um recurso junto do Conselho Constitucional, uma vez que cerca de 24 artigos da lei violam a Constituição francesa.

O rastilho acendeu-se, de novo, em França. É o espectro da revolução a pairar. Cuidai-vos, capitalistas! Cuida-te, Le Pen! Cuida-te, Macron! Que a coisa vai estoirar!

Entretanto, na Alemanha já vamos na segunda semana de protestos desencadeados pela notícia de uma reunião acerca de um plano de deportação de imigrantes entre o partido nazi Alternativa para a Alemanha e movimentos de extrema-direita.

Mais de 1 milhão de pessoas manifestaram-se em várias cidades da Alemanha contra o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AFD). Realizaram-se manifestações em Berlim, Munique, Colónia, Leipzig, Dresden e outras cidades, com uma participação popular superior ao esperado.

Em Berlim, mais de 350 mil pessoas aderiram ao protesto em frente ao Parlamento. O movimento de mobilização foi lançado após ter sido divulgado, no passado dia 10, pelo grupo de investigação Corretiv, que teve lugar em Potsdam, perto de Berlim, uma reunião da extrema-direita, em Novembro, na qual foi discutido um projecto de expulsão em massa de pessoas estrangeiras ou de origem estrangeira.

Marx vive! E nada parará a onda revolucionária.

APR

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home Internacional Revolução em França e na Alemanha