CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

EDITORIAL

ESTUDAR É UM ACTO DE VIDA OU DE MORTE!


Numa guerra, numa luta, há pelo menos dois antagonistas, duas partes em confronto.

Ninguém fica de fora na luta de morte que caracteriza toda a luta de classes desde que classes se formaram à face deste peculiar planeta Terra!

Mal fica quem ficar com um pé em terra e outro no barco... Cai à água, se não toma a terra ou se não toma o barco.

Ficcionalmente saltemos no tempo para a primeira criação do proletariado no fogo das grandes revoluções burguesas tão prenhes de ciência e de liberdade como de oportunismo e abominação: os mais destacados intérpretes da nova classe nascida com a abolição da escravatura e o escorraçar da servidão foram corridos, em pleno século XIX, da Alemanha, da França, da Bélgica... e resguardados na sua acção unicamente na industrializada Inglaterra, onde Marx e Engels puderam, a coberto das já estruturadas organizações operárias, as Trade Unions, sobreviver.

Em Portugal Marx também foi corrido, mas só no tempo da Ditadura de Salazar, pois antes do chamado Estado Novo não havia uma classe operária a rever-se nas suas descobertas e expectativas. Perseguido ferozmente por Salazar e ocultado pelo revisionismo anti-comunista do Partido Comunista Português, só em Maio de 1975, sob forte movimento revolucionário de massas, é que é visionariamente editado pela primeira vez em Portugal, pelo MRPP, o célebre Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels!

A burguesia portuguesa, com o colapso do Estado Novo e em desespero de causa, abraçou a opção não menos anti-comunista do revisionismo, para melhor dizer, dos revisionismos – toda a sorte de neos e velhos revisionismos – a ver se a confusão do fingimento resultava melhor que a abundância do cacete.

E, por tudo o que há neste mundo, velhos e novos burgueses tudo fazem para impedir um poderoso movimento de estudo no seio de quem trabalha acerca do carácter da revolução burguesa em simultâneo com a evidência da contra-revolução que a burguesia leva a cabo para obviar a que o proletariado que nasce daquela revolução aniquile os iníquos privilégios que o capital proporciona ao seu detentor.

Não podendo submeter pela diferença, a burguesia faz crer que todos são iguais, todos podem ter um bruto carro, um andar de luxo e milhões em carteira – a realidade é um sonho e o sonho realidade! Pensa assim amansar uma desumanidade trabalhadora e garantir a desumana exploração.

Estudar é um acto de vida ou de morte.

Não nos deixemos matar.

Estudemos!

21Fev2022

O Comité Central

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home Editorial ESTUDAR É UM ACTO DE VIDA OU DE MORTE!